De Trump aos Javalis Selvagens, veja os personagens que marcaram 2018

Ano teve disputas diplomáticas e viu o surgimento de novas lideranças pelo mundo

© Lee Smith / Reuters

Mundo Giro 30/12/18 POR Folhapress

Em um ano cheio de eleições na América Latina, manifestações pelo mundo e disputas diplomáticas, novos personagens deram as caras na política internacional, por vezes disputando espaço com líderes tradicionais.

PUB

A lista de novidades começa com o novo presidente eleito do Brasil, Jair Bolsonaro, e seu chanceler, Ernesto Araújo, que prometem uma mudança brusca na política externa do Brasil, aproximando-se de EUA e Israel e deixando de lado a China.

O presidente americano Donald Trump, aliás, foi um dos principais nomes de 2018. Da transferência da embaixada dos EUA para Jerusalém ao início de uma guerra comercial contra Pequim, o republicano irritou boa parte de seus aliados internacionais, ao mesmo tempo em que enfrentou dificuldades caseiras -viu aliados condenados na Justiça e seu partido perder a maioria na Câmara.

Trump, porém, também protagonizou um dos principais momentos de 2018: seu histórico encontro com o ditador norte-coreano Kim Jong-un em Singapura, em uma ação que diminuiu a tensão entre os dois lados.

+ Colômbia investiga planos de ataque contra o presidente Ivan Duque

+ Netanyahu: ida da embaixada do Brasil para Jerusalém é questão de tempo

Enquanto isso, a Europa teve que enfrentar seus próprios problemas. O francês Emmanuel Macron se tornou alvo dos "coletes amarelos" e teve que voltar atrás em suas propostas. A alemã Angela Merkel demorou seis meses para formar um novo governo e no fim anunciou que se aposenta em 2021. E a britânica Theresa May passou o ano balançando no cargo, sem conseguir dar um rumo ao "brexit".

Melhor para Matteo Salvini, o vice-premiê e homem forte do governo italiano, que se tornou o político mais popular do país com seu discurso anti-imigração. E para António Costa, o primeiro-ministro que lidera a coalizão de esquerda que recuperou a economia portuguesa.

A direita radical de Salvini se fortaleceu também em outros locais, como nas reeleições de Viktor Orbán na Hungria e de Recep Tayyip Erdogan na Turquia. Mas a esquerda também deu sinais de vida, eleita com Andrés Manuel López Obrador no México, e ganhou um novo rosto nos EUA: Alexandria Ocasio-Cortez, eleita a deputada mais nova da história americana.

Fora da política, poucos renderam tantas notícias como Elon Musk, o empresário que se envolveu em diversas polêmicas e teve que abrir mão da presidência de sua principal empresa, a Tesla. O ano também não foi bom para Mark Zuckerberg, que viu seu Facebook ser tragado para o meio do escândalo de vazamentos de dados da Cambridge Analytica.

Mas 2018 também guardou espaço para novos heróis, como o jornalista Jamal Khashoggi, um crítico do governo saudita que foi morto ao entrar na embaixada do país em Istambul -o príncipe herdeiro Mohammed bin Salman é o principal suspeito de ter ordenado o crime-, transformando-se em um símbolo da luta pela liberdade de imprensa.

Isso sem falar nos Javalis Selvagens, o time de adolescentes da Tailândia que ficou 18 dias preso em uma caverna, em um resgate acompanhado por todo o mundo. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama MC Mirella Há 22 Horas

MC Mirella expulsa os pais de casa: "Não quero mais morar junto"

politica Bolsonaro Há 20 Horas

'Vamos partir pra guerra': golpistas pediam 'orientação' a general próximo de Bolsonaro

fama Problemas de Saúde Há 21 Horas

Ator da Globo que pediu Pix é novamente internado

mundo Dominique Pelicot Há 22 Horas

Homem que permitiu estupros da esposa por 10 anos: 'Vou morrer como cão'

politica BOLSONARO-PF Há 12 Horas

PF indicia Bolsonaro e mais 36 em investigação de trama golpista

fama Gisele Bündchen Há 21 Horas

Grávida e radiante, Gisele Bündchen exibe barriguinha ao ir à academia

lifestyle Saúde Há 21 Horas

Quatro sinais de que você está consumindo açúcar em excesso diariamente

justica São Paulo Há 20 Horas

'Quem vai devolver meu filho?', lamenta pai de universitário morto em abordagem da PM

esporte Indefinição Há 13 Horas

Qual será o próximo destino de Neymar?

fama Ellen DeGeneres Há 16 Horas

De saída: Ellen DeGeneres e mulher abandonam os EUA