Saiba como atingir os seus objetivos em 2019
É tempo de traçar novas metas para o ano que já chegou
Populares resoluções de Ano Novo
É altura de ficar a conhecer algumas das mais populares e comuns resoluções de Ano Novo.
© iStock
Exercício
Começar a praticar exercício físico ou simplesmente fazer ainda mais exercício é uma resolução de Ano Novo muito popular. Resume-se a ser mais saudável e o exercício físico é um importante factor para atingir esse objetivo.
© iStock
Perder peso
É difícil encontrar alguém que nunca tenha estabelecido este objetivo no início de um novo ano. A ideia de perder peso e de se sentir melhor é extremamente apelativa.
© iStock
Poupar dinheiro
O Ano Novo é a altura ideal para tomar algumas decisões financeiras. Por norma muitas pessoas procuram poupar mais e gastar menos dinheiro.
© iStock
Ter um novo passatempo ou aprender uma nova habilidade
As lições de piano com que sempre sonhou ou o idioma que sempre desejou aprender. Dominar uma nova habilidade pode ser extremamente satisfatório.
© iStock
Deixar de fumar
Deixar de fumar é uma popular resolução de Ano Novo, mas também uma das mais difíceis de atingir. No entanto, quando atingida é uma das mais compensadoras.
© iStock
Viajar
Quem não gostaria de viajar mais? Visitar um novo destino é sempre uma ótima experiência, sendo por isso uma popular resolução de Ano Novo.
© iStock
Ler mais
Os nosso agitados estilos de vida mal nos deixam tempo para ler notícias nos telemóveis, quando mais para ler um livro. No entanto, ler é ótimo para o cérebro, por isso é uma excelente resolução de Ano Novo.
© iStock
Passe mais tempo com as pessoas que ama
Passar mais tempo na companhia de amigos e familiares é outra popular resolução de Ano Novo. É importante valorizar a nossa relação com as pessoas que nos são importantes.
© iStock
Organize-se
Muitas pessoas sentem que estão a passar pela vida sem qualquer objetivo, sem saberem o que devem fazer. Definir um objetivo e ser metódico sobre como atingi-lo é uma excelente resolução de Ano Novo.
© Shutterstock
Carpe diem
Muitos de nós têm uma epifania no final do ano. Percebemos que não temos aproveitado a vida ao máximo e, por isso, definimos como objetivo aproveitar da melhor forma possível cada dia do novo ano.
© Shutterstock
E agora?
Pode ser difícil mudar, por isso deve preparar-se mentalmente para fazê-lo. Faça um balanço das resoluções do ano passado, dos objetivos que tinha e de quais foram atingidos.
© iStock
O balanço
Quando estiver a fazer um balanço sobre o ano anterior, analise se fez algum progresso e onde foi que falhou.
© iStock
Falhanço vs sucesso
Pode optar por esforçar-se mais nos pontos onde não obteve sucesso, mas também é importante que celebre os objetivos que conseguiu atingir.
© iStock
Estabeleça prioridades para o Ano Novo
Escreva as suas prioridades, os seus sonhos e as suas aspirações para o futuro. Este exercício ajudá-lo-á a desenvolver melhores estratégias para atingir os seus objetivos.
© iStock
Objetivos SMART
Uma maneira testada e recomendada de fazer isso é através dos objetivos SMART. As iniciais de SMART significam (em tradução livre) eSpecífico, Mensurável, Atingível, Relevante e Temporal.
© Shutterstock
Específico
Seja extremamente específico quando estabelece um objetivo. Por exemplo, 'começar a praticar exercício físico' é mais específico do que 'ser saudável'.
© iStock
Mensurável
Esta é uma ótima forma de acompanhar os seus objetivos e de motivar-se a si próprio. Por exemplo, 'perder 2 kg' é um objetivo mensurável, mas 'perder peso' não é.
© iStock
Atingível
Ir ao ginásio duas vezes por semana é uma meta atingível. Já correr cinco maratonas talvez não o seja.
© Shutterstock
Relevante
Os seus objetivos devem ser relevantes para que esteja motivado. Devem estar de acordo com as suas prioridades e aspirações para o futuro.
© Shutterstock
Temporal
Por vezes precisamos de um prazo para que consigamos realizar determinadas tarefas. Faça o mesmo com as suas resoluções de Ano Novo. Estabeleça uma baliza de tempo que seja realista e atingível.
© Shutterstock
Defina os seus objetivos por categoria
É fácil deixar-se levar e tentar atingir um grande número de objetivos ao mesmo tempo. Principalmente quando estes objetivos têm um grande impacto na sua vida. No entanto, mudar alguns maus hábitos e implementar novos pode ser um verdadeiro desafio. Dê um passo de cada vez.
© iStock
Prioridades
Atinja os seus objetivos através de pequenos passos. Por exemplo, caso queira começar a praticar exercício físico, poderá fazê-lo desta forma. Primeiro, escolher a atividade. Segundo, encontrar um ginásio. Terceiro, inscrever-se no ginásio. Quarto, começar a ir uma vez por semana, depois duas e assim sucessivamente.
© iStock
Ainda mais prioridades
Organize os seus objetivos, dos mais importantes aos opcionais. Por exemplo 'parar de fumar' deve vir antes de 'ler um novo livro todos os meses'.
© iStock
Torne os seus objetivos visíveis
Isto dependerá da sua preferência. Pode optar por colocá-los em notas de post-it, memorizá-los no seu telemóvel ou em quadros da sua casa. É importante optar por algo que funcione da melhor forma para si.
© iStock
Use a tecnologia
Uma vez que temos vidas ocupadas e agitadas, é normal esquecer as resoluções de Ano Novo. Utilize calendários, listas de tarefas, notas e qualquer aplicação do telemóvel que o possa ajudar a atingir os seus objetivos.
© iStock
Encontre alguém com os mesmos objetivos
Caso seja possível, encontre alguém que tenha semelhantes resoluções de Ano Novo. Poderá ter assim um companheiro de ginásio ou alguém com quem partilhar receitas. Todos beneficiam com motivação extra.
© iStock
Partilhe com os outros
Partilhe as resoluções de Ano Novo com os outros. Isto fará com que seja mais responsável e colocará mais pressão sobre os seus objetivos.
© iStock
Lifestyle
Ano Novo
01/01/19
POR Notícias Ao Minuto
O Ano Novo é o momento ideal para estabelecer novos objetivos e tentar trazer melhorias à sua vida.
No entanto, fazer resoluções de Ano Novo pode se transformar numa verdadeira frustração. Muitas pessoas deixaram de o fazer pelo simples medo de falhar.
Na verdade, um estudo mostra que apenas 46% das pessoas tiveram sucesso nas suas resoluções de Ano Novo.
+ Ressaca? Veja dicas para curar e começar o ano bem
No entanto, quantas vezes já fez resoluções de Ano Novo sem depois conseguir concretizá-las?
Através desta galeria poderá perceber quais são os melhores passos a dar para atingir os seus objetivos e garantir que cumpre o que estabeleceu como metas para o Ano Novo.
E, já agora, tenha um ótimo 2019!
PARTILHE ESTA NOTÍCIA