Posse de Bolsonaro é destaque na mídia internacional

Imprensa destacou medo e esperança de ter o capitão como líder

© Reuters / Ricardo Moraes

Mundo repercussão 01/01/19 POR Ansa

A cerimônia de posse do presidente eleito, Jair Bolsonaro, realizada nesta terça-feira (1) em Brasília é destaque em diversos veículos da imprensa internacional.

PUB

A notícia ganhou a página principal do jornal italiano "Corriere della Sera", que escreveu sobre o vídeo publicado por Bolsonaro antes da posse, no qual promete "mudar o destino" do Brasil.

Em análise, o jornal britânico "Financial Times", destacou as expectativas dos apoiadores de Bolsonaro, mas relatou que a equipe ministerial tem vários nomes com pouca experiência política. Entre as preocupações citadas, a publicação relembra as declarações polêmicas e preconceituosas do presidente. A rede "BBC" lembrou que Bolsonaro foi levado à vitória por suas promessas de campanha para conter a corrupção e o crime desenfreado do Brasil.   

O jornal francês "Le Monde" afirmou que em Brasília "reina a emoção" para acompanhar o que Bolsonaro chama de "celebração da democracia". No entanto, o momento marca "a vitória da extrema-direita, do liberalismo militar, climático e econômico no Brasil".   

+ Evo Morales sobre posse de Bolsonaro: 'Somos sócios estratégicos'

Bolsonaro já é o novo presidente do Brasil; acompanhe a posse

Já a publicação norte-americana "Washington Post" faz uma associação entre o presidente eleito e o mandatário dos Estados Unidos, Donald Trump, além de afirmar que a cerimônia marca "a mudança mais acentuada do país para a direita desde seu retorno à democracia há três décadas". A agência internacional Associated Press, por sua vez, definiu o brasileiro como "o último entre vários líderes de extrema-direita que chegaram ao poder no mundo utilizando uma onda de ressentimento em relação ao establishment e com promessas de quebrar o status quo".

O "Wall Street Journal" deu ênfase a promessa de Bolsonaro de flexibilizar a permissão para a compra de armas de fogo no Brasil, enquanto que o "New York Times" disse que essa "política marcaria um afastamento significativo das onerosas regras brasileiras para a posse de armas, e especialistas dizem que isso provavelmente exacerbará a carnificina no país".   

Já os jornais espanhóis "El País" e o "El Mundo" ressaltam que este momento marca o início de uma nova era no Brasil. "Os ecos de uma recessão econômica que durou até 2017e as denúncias de corrupção contra o Partido dos Trabalhadores (PT), que governou o país por 13 anos, impulsionaram a ascensão de Bolsonaro, diz a primeira publicação.   

O "El País" ainda compara o presidente eleito com os governos de Estados Unidos, Israel, Itália e Hungria". Na Argentina, os jornais "Clarín" e "La Nación" também destacaram a cerimônia de posse de Bolsonaro e principalmente o esquema de segurança montado para o evento, que atingiu até a imprensa. Com informações da Ansa. 

Leia também: Jornalistas estrangeiros abandonam posse de Bolsonaro

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Investigação Há 11 Horas

Laudo aponta que míssil da Rússia derrubou avião no Cazaquistão

fama Luto Há 14 Horas

Morre ator Ney Latorraca, aos 80 anos

fama Bebê Há 16 Horas

Neymar será pai pela quarta vez e terá segunda filha com Bruna Biancardi

fama Festas Há 15 Horas

Filho de Leonardo, João Guilherme dispensa Natal do pai e passa com Xuxa

fama Emergência Médica Há 9 Horas

Internado na UTI, saiba quem é Toguro, influencer indiciado por homicídio

mundo Cazaquistão Há 14 Horas

Nevoeiro, aves, míssil russo… O que se sabe sobre a queda de avião?

mundo Avião Há 15 Horas

Corpo é encontrado no trem de pouso de avião no Havai

lifestyle Saúde Há 15 Horas

Nariz entupido? Saiba como resolver este incômodo

fama Tragédia Há 8 Horas

Ator de 'Baby Driver', Hudson Meek, morre aos 16 anos

fama Celebridades 25/12/24

Por que esses famosos não comemoram o Natal?