Queda de energia em Rondônia não compromete votação

Duas pessoas foram presas hoje (26) em Porto Velho: uma por falsificação de documento e utilização de dois títulos eleitorais, e outra por tirar foto no momento da votação. Pela manhã, houve uma prisão, por transporte de propaganda eleitoral, em Cacoal, a quase 300 km da capital. As eleições em Rondônia foram marcadas também por quedas temporárias de energia em alguns locais, mas não comprometeram o pleito, de acordo com informação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RO).

© Agência Brasil

Economia TRE 26/10/14 POR Agência Brasil

Apesar dos incidentes, as eleições foram tranquilas, com apenas 90 das 3.629 urnas substituídas em todo o estado, segundo boletim do tribunal, e o Disque Eleições recebeu, até o final das votações, 263 denúncias. “Quando iniciamos o trabalho de segurança das eleições aqui em Rondônia (não mencionou quando), tínhamos um número elevadíssimo de crimes e de ilícitos eleitorais confirmados, mas a cada ano isso vem diminuindo”, diz Lia Maria Araújo, coordenadora de Segurança das Eleições do TRE local. “Então, a gente vê que, este ano, as pessoas, os eleitores e os candidatos também, eu creio, estão mais conscientes.”

PUB

A capital não registrou casos de derramamento de propaganda eleitoral nas ruas. O presidente do TRE-RO, desembargador Péricles Moreira Chagas, disse que a limpeza das ruas reflete a decisão do tribunal de fixar multa de R$ 100 mil para o candidato que tiver panfletos de propaganda espalhados pelas ruas.

A medida foi tomada a partir de pedido do Ministério Público, que entrou com denúncias depois do primeiro turno, quando a cidade ficou coberta dos chamados “santinhos”. “Quase que escorreguei de tanto panfleto que tinha aqui no portão do Colégio Castelo Branco”, conta a técnica previdenciária Mirlene Lobo. “Agora, graças a Deus, nada de panfletagem. Estou vendo as urnas limpas. Acho que foi boa [coisa] que o TRE fez em questão dos nossos candidatos, né?”

Em Cacoal, a 300 quilômetros de Porto Velho, cabos eleitorais foram flagrados, pela manhã, com panfletos, e o promotor local determinou, imediatamente, a limpeza da via. Segundo a coordenadora de Segurança das Eleições, no interior do estado houve alguns registros de descumprimento da decisão. “É necessário que se vá com mais força para o interior, com mais pessoas, mais meios, porque no interior temos um quantitativo de polícia menor, tudo é mais escasso, e não se consegue fazer a fiscalização necessária que a situação exige”, avalia Lia Maria.

Eleições 2014: Participe da cobertura da EBC nas redes sociais com a hashtag #votoavoto

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica Tiü França Há 23 Horas

Dono de carro que explodiu em Brasília anunciou atentado na internet

fama Silvio Santos Há 22 Horas

Fã mostra foto da lápide de Silvio Santos, sepultado em local restrito

fama Fernanda Montenegro Há 23 Horas

Aos 95 anos, atriz Fernanda Montenegro entra para o Guinness

esporte Flamengo Há 23 Horas

Filipe Luís: 'Gabigol não será mais relacionado para jogos do Flamengo até segunda ordem'

lifestyle Doenças oncológicas 14/11/24

Câncer colorretal: sintomas iniciais e importância do diagnóstico precoce

politica Atentado Brasília Há 17 Horas

Imagens mostram autor do ataque ao STF detonando explosivo em Brasília

fama Liam Payne Há 17 Horas

Liam Payne teria ameaçado ex com "pornô de vingança" antes de falecer

fama Viih Tube Há 1 Hora

Viih Tube vai para UTI e passa por transfusão após complicações no parto

mundo Koala Há 23 Horas

Casal encontra Coala em quarto ao chegar em casa e vídeo viraliza

politica Brasília Há 22 Horas

Autor de ataque em Brasília visitou STF: 'Deixaram a raposa entrar no galinheiro'