Marcos Pontes: Ciência nacional precisa da iniciativa privada

Novo ministro também ressalta importância de levar a ciência para os mais jovens, a fim de incentivar a formação de novos profissionais

© Marcelo Camargo/Agência Brasil

Política posse 02/01/19 POR Folhapress

O novo ministro da ciência, tecnologia, inovações e comunicações (MCTIC), o astronauta Marcos Cesar Pontes, defendeu maior participação da iniciativa privada no financiamento da ciência nacional e disse querer aumentar a cooperação com outras pastas.

PUB

Em coletiva realizada antes da cerimônia de posse, na sede do MCTIC, Pontes disse que estão sendo estudados modelos de parcerias hoje existentes para incentivar empresas a investirem em ciência. "Temos olhado centros de inovação, parques tecnológicos e incubadoras existentes em todo o Brasil".

Pontes disse que uma de suas prioridades é a parceria com outros ministérios. "Tem ciência na saúde, na agricultura, na segurança. Podemos ajudar, por exemplo, em projetos de saneamento", disse.

+ Sistema de inteligência foi 'derretido' por Dilma, diz General Heleno

O novo ministro também ressaltou a importância de levar a ciência para os mais jovens, a fim de incentivar a formação de novos profissionais, e motivar os cientistas que hoje estão no país. "Queremos vê-los nas capas de jornais".

Em seu discurso de posse, marcado por uma fala motivacional-patriótica, Pontes relembrou o seu voo para o espaço, no dia 29 de março de 2006, dizendo que o medo de ir para o foguete era semelhante ao de assumir o MCTIC. "O mais importante não é o tamanho do desafio, mas como você encara esse desafio".

Ele reforçou os pilares de suas gestao: gerar conhecimento, produzir riquezas e melhorar a qualidade de vida da população.

A nova equipe do MCTIC é formada por Júlio Semeghini (secretaria-executiva), Marcelo Marcos Morales (secretaria de pesquisa e inovação), Paulo César Rezende de Carvalho Alvim (secretaria de empreendendorismo e inovação), Antônio franciscangelis neto (secretaria de planejamento, cooperação, projetos e controle), Eli Chaves Gurgel do Amaral (secretaria de rádiodifusao), Elisio Goes de Oliveira Meneses (secretaria de telecomunicações). COm informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Ceará Há 7 Horas

Tumor raro muda tonalidade da pele de jovem que busca tratamento

brasil Vendavais Há 6 Horas

Ventos fortes causam prejuízo bilionário no Brasil

fama Família Há 7 Horas

Viih Tube solta o verbo após declaração do pai: 'Pare de me expor'

fama Dramaturgia agora mesmo

Gagliasso comemora beijo gay na TV após ser censurado em novela de 2005: 'Foi um tesão'

fama Espiritualidade Há 6 Horas

Courteney Cox tenta se 'comunicar' com espírito de Matthew Perry

politica BALEIA-ROSSI Há 6 Horas

Presidente do MDB diz que vídeo de Janja contra Nunes extrapolou qualquer padrão ético

fama Novela Há 8 Horas

'Não dava para começar trabalho cansada', diz Fernanda Torres sobre não ser Odete Roitman

fama Redes Sociais Há 2 Horas

Tiago Leifert é detonado na web após discutir racismo com ativista

brasil Acidente Há 5 Horas

Colisão de aeronaves da FAB tem pouso de emergência e piloto ejetado em SP

fama Celebridades Há 6 Horas

Homens e mulheres famosos que são a cara um do outro (e nem são parentes!)