'Meu Querido Filho' aborda dilaceramento da família e conflito na Síria

Filmes estreia nesta quinta-feira (3)

© Divulgação

Cultura crítica 03/01/19 POR Folhapress

Depois de estrear na direção com o certeiro "A Amante", o tunisiano Mohamed Ben Attia se consolida como agudo observador da sociedade do seu país. Novamente o tema central é o poder da família e a busca de emancipação.

PUB

Filho único de um casal de classe média, Sami (Zakaria Ben Ayyed) tem 19 anos e está se preparando para as provas de acesso à universidade. Mas começa a sofrer sucessivos acessos de violentas dores de cabeça que o impedem de se concentrar nos estudos.

Os pais o levam ao psiquiatra, mas a origem do mal permanece obscura, talvez relacionada a uma depressão ou à ansiedade em torno das provas.

O rapaz se mostra melancólico e taciturno, enquanto aos poucos a narrativa vai trazendo novos elementos a esta crônica familiar. 

O pai, Riadh (Mohamed Dhrif), trabalha como operador de guindastes no porto de Túnis e está prestes a se aposentar. Nazli (Mouna Mejri), a mãe, é professora de árabe e dá aulas em outra cidade, o que a obriga a passar alguns dias da semana longe de casa.

+ Estreia da nova temporada de 'Stranger Things' já tem data marcada

A maior preocupação do casal é com o futuro do filho, para o qual estão prontos a fazer qualquer sacrifício. Ao mesmo tempo, o casamento passa por um desgaste: Riadh desabafa com uma colega de trabalho, Nazli parece ter menos interesse na relação do que no passado. 

O filho é a razão de viver do casal, que o cobre de cuidados e mimos e tem pouquíssima vida social.

O filme privilegia o ponto de vista do pai, mostrando seu amor devotado pelo filho. Para Riadh, uma faculdade, um bom emprego, casamento e filhos seria o percurso ideal para o rapaz. 

Sami não se manifesta em relação a isso, parece não se reconhecer nesse futuro idealizado pelo pai.

Quando as dores de cabeça pareciam superadas, Sami desaparece. Os pais entram em desespero e demoram um pouco a perceber que o rapaz foi lutar na Síria. 

Essa circunstância tem contornos de problema social na Tunísia, pois o país é o maior provedor de combatentes ao Estado Islâmico. Sem uma pista sequer, o pai resolve ir à Síria buscar o rapaz. A mãe é contra essa viagem cheia de riscos, pois teme perdê-lo também.

Como em "A Amante", Ben Attia acompanha os personagens bem de perto, sublinhando visualmente o sufocamento do filho pelos pais, no entanto protetores e bem-intencionados. 

A escuridão das cenas que transcorrem no apartamento da família é uma metáfora que aponta para a falta de visão dos pais. As dores de cabeça, que podem ser mera encenação, funcionam como indicadores do mal-estar existencial do rapaz.

Ao descrever de modo naturalista o cotidiano banal dessa família comum, com belos planos-sequências e elipses, a narrativa valoriza os pequenos gestos, diálogos aparentemente insignificantes, e evita a facilidade da identificação pelo sentimentalismo.

Ao mesmo tempo, Ben Attia não está preocupado com as motivações que levam alguém a aderir ao islamismo radical, mas em mostrar como uma família se dilacera sem perceber a catástrofe se aproximar e o vazio que provoca.

MEU QUERIDO FILHO (WELDI)

Avaliação: bom

Quando Estreia: nesta quinta (3)

Classificação: 12 anos

Elenco: Mohamed Dhrif, Zakaria Ben Ayyed, Mouna Mejri

Produção: Tunísia/ Bélgica/ França, 2018

Direção: Mohamed Ben Attia. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica G20 Há 22 Horas

"Fuck you" de Janja a Musk coloca em risco estratégia de Lula com Trump

brasil São Paulo Há 19 Horas

Mulher vê família ser assaltada, vai em casa e solta seu pitbull; vídeo

fama Redes Sociais Há 22 Horas

Maíra Cardi revela acordo sexual com Nigro para engravidar

fama Redes Sociais Há 15 Horas

Gkay posa de calcinha em frente ao espelho: 'que nave'

fama Luto Há 20 Horas

Cantor que venceu um câncer aos 18 anos morre em acidente de carro

lifestyle Signos Há 19 Horas

Estes são os signos mais modestos (e conservadores) do zodíaco

esporte Boxe Há 21 Horas

Mike Tyson revela problema de saúde após derrota para Jake Paul: 'Quase morri'

esporte Mercado de Transferências Há 22 Horas

Neymar fora dos planos de Abel: "Palmeiras não é departamento médico"

justica Distrito Federal Há 19 Horas

Mulher é morta a facadas pelo companheiro na frente dos filhos

brasil Santa Catarina Há 19 Horas

Casa do autor de ataque em Brasília pega fogo em Santa Catarina