Robô-táxi e integração de apps serão tendências em 2019

Veículos autônomos se aproximam cada vez mais da realidade

© iStock

Tech Transporte 03/01/19 POR Folhapress

Em 2019, mais veículos autônomos devem ganhar as ruas, em testes que se aproximam cada vez mais da realidade.

PUB

A montadora General Motors anunciou que pretende lançar seu serviço de robô-táxi nos EUA neste ano. Outras fabricantes de automóveis e empresas de tecnologia também seguem com projetos nessa área. Elas correm atrás da Waymo, companhia ligada ao Google, que começou a levar passageiros em uma frota de carros autônomos no Arizona, em dezembro.

+ 2019 começa com eclipse total de Superlua; saiba quando ver

No entanto, o Congresso dos EUA ainda não aprovou uma lei que regulamente o uso de carros guiados por um sistema. Houve debate ao longo de 2018, mas a votação ficou para 2019. Com isso, os testes são feitos com base em leis regionais.

Outro momento esperado do ano será o IPO (oferta pública inicial de ações) da Uber. Ao se tornar uma companhia aberta, a empresa terá maior pressão para conseguir números melhores. Embora realize milhares de corridas diariamente, a Uber não dá lucro. No terceiro trimestre de 2018, houve prejuízo de US$ 1.07 bilhão, embora o faturamento no período tenha somado US$ 2,95 bilhões.Neste ano, também deve avançar a integração entre aplicativos para chamar carros e emprestar bicicletas e patinetes. O plano é que o usuário possa escolher entre vários meios de transporte dentro da mesma plataforma.

Em abril de 2018, a Uber comprou a Jump, startup que aluga bicicletas e patinetes. Em novembro, a Lyft, maior concorrente da Uber nos EUA, adquiriu a Motivate, que opera 80% dos serviços de empréstimo de bikes no país, incluindo os de cidades como Nova York, Washington e San Francisco.

O mercado de entregas também deverá sofrer mudanças: empresas como Rappi e Glovo planejam estimular viagens para a entrega de produtos, especialmente comida. Motivados por promoções e descontos, mais pessoas poderão pedir delivery em vez de sair para comer, o que aumentará as viagens de moto e de bicicleta nas ruas. E também pode gerar debate se a remuneração aos entregadores é adequada.

No Brasil, devem avançar os serviços de empréstimo de bicicletas e de patinetes sem o uso de estações, que permitem deixar o veículo em qualquer lugar após o uso.

O país também trabalha na adoção das placas dos automóveis no padrão Mercosul. A mudança está sendo feita em Estados como Rio de Janeiro e Bahia, mas o prazo para o início da troca em todos os Estados foi adiado mais uma vez, para junho de 2019. E o presidente Jair Bolsonaro já disse ser contra a alteração, o que pode travar mais uma vez o processo. Com informações da Folhapress.

Leia também: Como escolher o melhor monitor para trabalhar em casa

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 16 Horas

Morre o cantor Agnaldo Rayol, aos 86 anos

esporte Peru Há 19 Horas

Tragédia no Peru: relâmpago mata jogador e fere quatro durante jogo

mundo Loteria Há 19 Horas

Homem fica milionário depois de se esquecer do almoço em casa: "Surpreso"

fama Televisão Há 18 Horas

'Pensava que ia me aposentar lá', diz Cléber Machado sobre demissão da Globo

politica Tensão Há 20 Horas

Marçal manda Bolsonaro 'cuidar da vida' e diz que o 'pau vai quebrar' se críticas continuarem

lifestyle Alívio Há 19 Horas

Três chás que evitam gases e melhoram a digestão

fama Luto Há 20 Horas

Morre o lendário produtor musical Quincy Jones, aos 91 anos

fama Saúde Há 19 Horas

James van der Beek, de 'Dawson's Creek', afirma estar com câncer colorretal

tech WhatsApp Há 19 Horas

WhatsApp recebe novidade que vai mudar forma como usa o aplicativo

mundo Catástrofe Há 18 Horas

Sobe para 10 o número de mortos após erupção de vulcão na Indonésia