Casa Branca analisa opções para construir muro sem Congresso

A porta-voz assinalou que "qualquer ação" decidida pelo líder da Casa Branca "será legal"

© Leah Millis/Reuters

Mundo EUA 07/01/19 POR Lusa

A porta-voz da Casa Branca, Sarah Sanders, assegurou, nesse domingo (6), que a administração Trump está explorando "todas as opções possíveis" para que o presidente dos EUA possa construir o muro fronteiriço sem os recursos do Congresso.

PUB

"O presidente está preparado para fazer o que seja necessário para proteger as nossas fronteiras, para proteger as pessoas deste país", declarou Sanders ao canal de TV Fox News, quando respondia à eventualidade de o chefe de estado americano ordenar a construção do muro na fronteira entre os Estados Unidos e o México com fundos destinados a construções militares.

+ Venezuela volta a acusar Estados Unidos de preparar golpe de Estado

Sanders assinalou que "estão sendo procuradas e exploradas todas as opções disponíveis que o presidente tem". A porta-voz assinalou que "qualquer ação" decidida pelo líder da Casa Branca "será legal".

Por sua vez, Donald Trump já admitiu a eventualidade de declarar o estado de emergência nacional. "Posso decidir a emergência nacional, dependendo do que ocorrer nos próximos dias", declarou aos jornalistas antes de partir para Camp David, a residência presidencial situada nos arredores da capital federal Washington.

O desacordo ente Trump e os democratas, agora com maioria na Câmara dos representantes, sobre os fundos necessários para construir o muro na fronteira com o México mantém a administração dos EUA num encerramento parcial ('shutdown') desde 22 de dezembro.

+ Sismo de magnitude 6,6 atinge a Indonésia

Esse 'shutdown' abrange diversos departamentos e cerca de 800.000 dos 2,1 milhões de funcionários federais. "Não gosto de fazer isto, não me divirto a fazer isto", afirmou Trump numa referência à paralisação administrativa, mas assinalou que foi eleito para "proteger" os Estados Unidos.

Trump disse que anteriores presidentes não tiveram a "coragem" para construir o muro, nem para decidir a transferência da embaixada dos EUA de Telaviv para Jerusalém.

Desde a sexta-feira passada que o presidente ameaçava declarar uma situação de emergência nacional para ordenar a construção de um muro fronteiriço com o México sem a necessidade da aprovação de fundos por parte do Congresso.

"Podemos declarar uma emergência nacional e construí-lo muito rapidamente. Não o fiz, mas talvez o faça. Mas também podemos fazê-lo através de uma negociação, não vamos inventar", argumentou Trump na ocasião.

+ Pelo Twitter, Trump anuncia morte de líder da Al Qaeda

O vice-presidente, Mike Pence, a secretária da Segurança Nacional, Kirstjen Nielsen, e Jared Kushner, genro e assessor do presidente, se reuniram no sábado com os líderes democratas, mas sem obterem qualquer progresso. Para esse domingo estava previsto um novo encontro.

Este é a terceira paralisação administrativa que Trump enfrenta, tendo a primeira sido em janeiro de 2018 e durado três dias, e a segunda em fevereiro, apenas por algumas horas. Com informações da Lusa.

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Dinheiro Há 14 Horas

Entenda o que muda no salário mínimo, no abono do PIS e no BPC

tech Aplicativo Há 14 Horas

WhatsApp abandona celulares Android antigos no dia 1 de janeiro

brasil Tragédia Há 8 Horas

Sobe para 14 o número desaparecidos após queda de ponte

mundo Estados Unidos Há 15 Horas

Momento em que menino de 8 anos salva colega que engasgava viraliza

fama Condenados Há 23 Horas

Famosos que estão na prisão (alguns em prisão perpétua)

fama Realeza britânica Há 7 Horas

Rei Chales III quebra tradição real com mensagem de Natal

fama Emergência Médica Há 15 Horas

Gusttavo Lima permanece internado e sem previsão de alta, diz assessoria

brasil Tragédia Há 15 Horas

Vereador gravou vídeo na ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira pouco antes de desabamento

fama Hollywood Há 10 Horas

Autora presta apoio a Blake Lively após atriz acusar Justin Baldoni de assédio

brasil Tragédia Há 14 Horas

Mãe de dono da aeronave que caiu em Gramado morreu em acidente com avião da família há 14 anos