© Reuters
Motivo de apreensão no Itamaraty desde a posse do embaixador Ernesto Araújo como ministro das Relações Exteriores, o decreto que reorganiza a pasta foi publicado na edição desta quinta-feira (10) do Diário Oficial.
PUB
Entre as mudanças está a criação de uma Secretaria de Assuntos de Soberania Nacional e Cidadania, tema central nos discursos e artigos de Araújo.
A portaria informa que o ministro nomeará, em até 30 dias, os titulares dos cargos em comissão e das funções de confiança e "indicará, inclusive, o número de cargos e funções vagos, suas denominações e seus níveis".
+ Gleisi, presidente do PT, está na Venezuela para a posse de Maduro
Assinado pelo presidente Jair Bolsonaro, o ministro da Economia, Paulo Guedes, e por Araújo, o decreto estabelece entre as atribuições do Itamaraty a "promoção do comércio exterior, de investimentos e da competitividade internacional do país, em coordenação com as políticas governamentais de comércio exterior, incluída a supervisão do Serviço Social Autônomo Agência de Promoção de Exportações do Brasil - Apex-Brasil, e a presidência do Conselho Deliberativo da Apex-Brasil".
O decreto foi publicado um dia após a demissão de Alecxandro Carreiro, nomeado presidente da Apex no início do governo Bolsonaro.
+ Mourão critica despetização de Onyx: ‘Tem que saber dosar a coisa’
O chanceler afirmou que a saída foi a pedido de Carreiro. Nos bastidores da Apex, no entanto, há alguns dias já se comentava a instabilidade do presidente.
De acordo com relatos internos, Carreiro vinha demitindo sumariamente antigos funcionários para nomear aliados, sem fazer qualquer transição.
Araújo apontou o embaixador Mario Vilalva para comandar a agência responsável pela promoção do comércio exterior brasileiro. Com informações da Folhapress.