Governos Bolsonaro e Doria iniciam plano para concessão da Rio-Santos

"É uma rodovia muito importante para o turismo, não faz sentido que não esteja concedida e operada pelo setor privado", disse o governador de SP

© Pixabay

Economia Renovação 10/01/19 POR Folhapress

Os governos federal e de São Paulo deram nesta quinta-feira (10) os primeiros passos para conceder à iniciativa privada a rodovia Rio-Santos. No trecho paulista, quase todo no litoral norte, a rodovia tem quase 250 km e se transformou em um gargalo de trânsito para moradores e turistas.

PUB

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), participou de reuniões em Brasília com o ministro de Infraestrutura, Tarcísio Freitas, e depois com o presidente Jair Bolsonaro (PSL).

O modelo ainda será estudado pelas equipes. É possível juntar as duas principais estradas que conectam São Paulo e o Rio em um único contrato de concessão. A atual concessão da Dutra (essa a principal ligação) vence em 2021, quando acaba o contrato de 25 anos com a CCR, a atual concessionária.

Uma ideia é usar a renovação do contrato da Nova Dutra exigindo como contrapartida investimentos na duplicação da Rio-Santos. Caso não seja viável juntar as duas estradas em uma só concessão, a rodovia litorânea seria concedida isoladamente.

 

+ Confira 12 perguntas e respostas sobre a capitalização da aposentadoria

+ Petrobras reduz preço do gás de cozinha para comércio e indústria

Para técnicos do ministério, faz sentido estudar a viabilidade das duas rodovias em um só contrato. Ambas têm gargalos pesados. No caso da Rio-Santos, é preciso duplicar boa parte da via, principalmente no estado do Rio. Na Dutra, até hoje, está pendente a construção de uma pista na Serra das Araras, na divisa entre os estados, e que exigiria investimentos adicionais de cerca de R$ 3 bilhões.

Já o governo de SP estuda a concessão apenas do trecho paulista da Rio-Santos desde a última gestão de Geraldo Alckmin (PSDB), passando pelo governo de Marcio França (PSB), no ano passado, e, agora, por Doria.

Segundo o governador, "não faz sentido que uma rodovia dessa, importante, não esteja concessionada e operada pelo setor privado, melhorando a sua eficiência". O tucano cita como eventuais benefícios a redução potencial de acidentes e a melhoria de sua "funcionalidade" para irrigar a indústria do turismo para a geração do emprego, renda e movimentação econômica.

A equipe de Doria agora vai aprofundar os estudos sobre como será feita a concessão. Estudos que já estavam em curso no governo paulista avaliam a atratividade à iniciativa privada de uma concessão feita a partir de Guarujá, ainda no litoral sul paulista, no sentido Rio.

Não se sabe, porém, até qual cidade a concessão deverá atingir. Uma das alternativas é que ela se torne privada até Bertioga, no encontro com a Mogi-Bertioga.

Outra opção é alongar o trecho privatizado até São Sebastião, conectando com o Contorno de São Sebastião e Caraguatatuba, onde desemboca a rodovia dos Tamoios. Nesta segunda hipótese, o estado teria cerca de 150 km de trechos contínuos à beira mar concedidos à iniciativa privada.

Há ainda uma terceira opção. Seria a de estender a concessão até Ubatuba, onde a estrada SP-55 passa a ser administrada pelo governo federal, a cerca de 50 km da divisa com o Rio de Janeiro.

Mas a viabilidade de se alongar o trecho concedido, dizem especialistas, depende do reaquecimento da economia e até do avanço de projetos como a ampliação do porto de São Sebastião.

Uma aproximação entre o governo paulista e o federal, porém, pode alterar esse arranjo e permitir uma concessão mais ampla, até a divisa com o estado do Rio de Janeiro, na chegada a Paraty (RJ). A concessão, neste caso, teria quase 250 km.

Segundo o secretário paulista de Logística e Transportes, João Octaviano Machado Neto, esse é um dos pontos que será negociado entre os governos Doria e Jair Bolsonaro.

Octaviano cita ainda que, entre os benefícios buscados, está um novo desenho da Rio-Santos, permitindo a criação de pistas marginais, para isolar o trânsito local das cidades por onde a rodovia passa, o que minimizaria os constantes congestionamentos. A duplicação das pistas também será estudada.

A rodovia Rio-Santos é o trecho da BR-101 que interliga essas duas cidades, cortando o litoral norte paulista e sul fluminense. A concessão do trecho paulista é anunciado há anos como uma das possibilidades de melhorias na via que constantemente fica congestionada, principalmente em feriados e finais de semana. Uma viagem pelo trecho paulista pode durar até sete horas.

Só no trecho de Bertioga, a Rio-Santos recebe em média 21 mil veículos por dia (91% carros de passeio).

Por quase todo o caminho, a estrada passa por áreas de mata atlântica, mangue ou restinga, o que deve dificultar a realização de futuras obras por causa das licenças ambientais.

OUTROS PROJETOS

O anúncio desse plano de concessão do trecho paulista da Rio-Santos foi feito em reunião nesta quinta-feira em Brasília entre Doria e o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas. Além da Rio-Santos, o ministro prometeu viabilizar mais dois projetos no segmento dos transportes no estado: o Ferroanel e o Trem Intercidades.

Segundo o ministro, os empreendimentos serão tirados do papel com recursos privados. Ele explicou que o Ferroanel -Contorno Ferroviário da Região Metropolitana de São Paulo-, orçado em R$ 5 bilhões, será viabilizado a partir da renovação do contrato com a concessionária MRS Logística, que já opera no estado.

Já para concretizar duas linhas do Trem Intercidades, para a região metropolitana de Campinas e do Vale do Paraíba, será realizada uma "licitação privada, onde vai haver compartilhamento das linhas que já existem". "A gente vai endereçar isso tecnicamente", disse o ministro.

De acordo com o chefe da Infraestrutura, existe capacidade para acomodar o trem de passageiros porque há uma quantidade pequena de trens de carga por dia. Com informações da Folhapress.

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica Polícia Federal Há 20 Horas

Bolsonaro pode ser preso por plano de golpe? Entenda

fama Harry e Meghan Markle Há 11 Horas

Harry e Meghan Markle deram início ao divórcio? O que se sabe até agora

fama MAIDÊ-MAHL Há 20 Horas

Polícia encerra inquérito sobre Maidê Mahl; atriz continua internada

justica Itaúna Há 20 Horas

Homem branco oferece R$ 10 para agredir homem negro com cintadas em MG

economia Carrefour Há 18 Horas

Se não serve ao francês, não vai servir aos brasileiros, diz Fávaro, sobre decisão do Carrefour

economia LEILÃO-RECEITA Há 17 Horas

Leilão da Receita tem iPhones 14 Pro Max por R$ 800 e lote com R$ 2 milhões em relógios

brasil São Paulo Há 20 Horas

Menina de 6 anos é atropelada e arrastada por carro em SP; condutor fugiu

fama LUAN-SANTANA Há 20 Horas

Luan Santana e Jade Magalhães revelam nome da filha e planejam casamento

politica Investigação Há 12 Horas

Bolsonaro liderou, e Braga Netto foi principal arquiteto do golpe, diz PF

mundo País de Gales Há 19 Horas

Jovem milionário mata o melhor amigo em ataque planejado no Reino Unido