Como manter a alimentação das crianças saudável nas férias

Nutricionista dá orientações que ajudam a manter saúde dos pequenos em dia

© iStock

Lifestyle Cuidados 18/01/19 POR Notícias Ao Minuto

Nesses dias quentes, as crianças aproveitam as férias, mas as mães e os pais devem manter um olho nelas e outro na alimentação. Vale sair da rotina, sem descuidar da escolha correta dos alimentos e da conservação deles, de acordo com nutricionistas.

PUB

“Para evitar muitas falhas na alimentação é importante sempre levar os lanches quando for sair com as crianças. Isso ajuda a minimizar o consumo de alimentos com baixo teor nutricional. Também é importante procurar restaurantes com comida de verdade, evitando as lanchonetes tipo fast food”, diz a nutricionista Nathalia Almeida.

Ela ressalta a importância da hidratação para as crianças. “Elas desidratam muito rápido, especialmente quando expostas ao sol e ao calor. Evite sucos, especialmente os industrializados, pois contêm alto teor de açúcar e pouca fruta. Leve água sempre na bolsa das crianças em uma garrafinha, de preferência térmica. Se for necessário levar suco, use recipiente também em embalagem térmica, para não perder a qualidade nutricional e microbiológica.”

+ Famosas mostram tendências da moda praia neste verão

+ Aprenda a fazer uma deliciosa berinjela recheada

Nathalia Almeida explica que, ao levar alimentos para a praia, piscina ou parque, a atenção ao armazenamento é fundamental. Ela recomenda acondicionar tudo em potes de vidro e em uma bolsa térmica com gelo, para manter a temperatura e evitar a ocorrência de toxinfecções alimentares.

Para a nutricionista, evitar o consumo excessivo de açúcar deve ir além do período de férias. “É uma medida para a vida. Até os dois anos, a criança não deve ter contato com o açúcar de adição, evitando, assim, açúcares, especialmente o refinado. Após esse período crítico, também podemos continuar restringindo, mas caso haja consumo, que seja em pequena quantidade. Opções ótimas para o calor podem ser sacolés e picolés da fruta, feitos em casa, com ingredientes seguros e sem adição de açúcar. É bom optar por frutas da estação ou adicionar água de côco para conferir melhor dulçor. Para adoçar bolos e doces, podemos usar frutas secas, como uva passa branca e ameixa”, diz.

Segundo a nutricionista, em casa os pais podem se organizar nas férias fazendo preparações fáceis no cardápio. Ela lista saladas de leguminosas (como ervilha, lentilha, feijão fradinho, grão de bico), vegetais variados e carne (pode ser frango ou carne desfiada), incluindo uma fonte de carboidrato como macarrão ou batata (doce, inglesa, baroa), inhame ou aipim.

“Uma dica importante é preparar os alimentos previamente e separar em pequenos potes para congelar, pois assim facilita na hora do almoço ou jantar. As preparações congeladas têm validade de três meses”, lembra Nathalia.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica BOLSONARO-PF Há 23 Horas

PF indicia Bolsonaro e mais 36 em investigação de trama golpista

politica Polícia Federal Há 8 Horas

Bolsonaro pode ser preso por plano de golpe? Entenda

esporte Indefinição Há 8 Horas

Qual será o próximo destino de Neymar?

brasil Brasil Há 4 Horas

Jovens fogem após sofrerem grave acidente de carro; vídeo

economia Carrefour Há 6 Horas

Se não serve ao francês, não vai servir aos brasileiros, diz Fávaro, sobre decisão do Carrefour

justica Itaúna Há 8 Horas

Homem branco oferece R$ 10 para agredir homem negro com cintadas em MG

fama Segunda chance Há 21 Horas

Famosos que sobreviveram a experiências de quase morte

fama MAIDÊ-MAHL Há 9 Horas

Polícia encerra inquérito sobre Maidê Mahl; atriz continua internada

esporte Campeonato Brasileiro Há 22 Horas

Veja o que o São Paulo precisa fazer para se garantir na Libertadores de 2025

esporte Manchester United 21/11/24

Gary Neville explica relação com Cristiano Ronaldo: "Não éramos amigos"