General Heleno, ministro do GSI, diz que caso Coaf não afeta governo

Já o ministro Onyx Lorenzoni (Casa Civil), ao ser indagado sobre o caso, falou novamente em "terceiro turno"

© Marcos Corrêa/PR

Política Governo 18/01/19 POR Folhapress

O ministro-chefe do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), general Augusto Heleno, disse à reportagem que as investigações envolvendo o senador eleito Flavio Bolsonaro (PSL-RJ) não afetam o governo.

PUB

"Ele [Bolsonaro] não vê isso como um assunto de governo, é um assunto do Flavio", afirmou o ministro sobre as investigações que apuram uma movimentação atípica na conta do motorista Fabrício Queiroz, que é ex-assessor de um dos filhos do presidente Jair Bolsonaro (PSL).

Já o ministro Onyx Lorenzoni (Casa Civil), ao ser indagado sobre o caso, falou novamente em "terceiro turno". 

+ Em carta a Jean Wyllys, Lula pede 'enfrentamento' a Bolsonaro

Onyx tem repetido que vê no caso uma tentativa de minar o governo de Bolsonaro por meio do que ele classifica como uma nova etapa das eleições. 

O caso do Coaf ganhou novo capítulo na quinta-feira (17), quando o Ministério Público do Rio de Janeiro informou que a investigação havia sido suspensa por decisão do STF (Supremo Tribunal Federal). 

Luiz Fux, que é vice-presidente da corte, acatou na quarta-feira (16) um pedido feito pela defesa de Flavio para interromper as investigações.

+ Fux explica decisão sobre caso Flávio Bolsonaro: ‘Se eu não o fizesse…’

Até então, o filho do presidente dizia que não era investigado no caso e usou isso como argumento para faltar a um depoimento no Ministério Público na semana passada. 

O principal alvo da apuração é Fabrício Queiroz devido a um relatório do Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras) que mostra que o motorista apresentou em sua conta movimentações de R$ 1,2 milhão, consideradas atípicas pelo órgão.

Entre os repasses feitos pelo ex-assessor do senador está uma transferência de R$ 24 mil para a primeira-dama Michelle Bolsonaro. O presidente justifica a transação como um pagamento de um empréstimo que ele teria feito a Queiroz. 

+ Mourão sobre pedido de Flávio Bolsonaro: 'Vou aguardar esclarecer'

A suspensão das investigações pelo STF deu novo rumo ao caso e foi visto como uma confissão de culpa de Flavio por um integrante da corte, que não teve nome revelado, conforme publicou a Folha de S.PauloO pedido de Flavio ao Supremo foi feito dois dias após o procurador-geral de Justiça do Rio, Eduardo Gussem, declarar que poderia oferecer denúncia contra os envolvidos, mesmo sem a realização de oitivas. Tanto Queiroz quanto o senador eleito têm faltado a depoimentos.

Flavio argumentou em seu pedido ao Supremo que, embora não tenha tomado posse, já foi diplomado senador, o que lhe confere foro especial perante o Supremo -a nova Legislatura só se inicia em 1º de fevereiro.

Além disso, ele sustentou que o Ministério Público do Rio produziu provas ilegalmente, pois requereu ao Coaf, depois de confirmada sua eleição e sem autorização adequada, dados bancários de sua titularidade. 

Fux entendeu haver elementos suficientes para a concessão da liminar, sem prejuízo de reanálise pelo relator do caso, ministro Marco Aurélio Mello, após o fim do recesso do Supremo, que se encerra em 31 de janeiro. A suspensão por ele determinada é provisória. 

Em maio do ano passado, o plenário da corte restringiu o foro especial de políticos aos atos cometidos durante o mandato e em razão do cargo. Os casos que não se enquadram nesses critérios -como é, em tese, o relativo a Flávio Bolsonaro- são agora remetidos às instâncias inferiores. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Dinheiro Há 7 Horas

Entenda o que muda no salário mínimo, no abono do PIS e no BPC

mundo Estados Unidos Há 7 Horas

Momento em que menino de 8 anos salva colega que engasgava viraliza

fama Patrick Swayze Há 21 Horas

Atriz relembra cena de sexo com Patrick Swayze: "Ele estava bêbado"

brasil Tragédia Há 8 Horas

Vereador gravou vídeo na ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira pouco antes de desabamento

fama Mal de parkinson Há 22 Horas

Famosos que sofrem da doença de Parkinson

fama Emergência Médica Há 8 Horas

Gusttavo Lima permanece internado e sem previsão de alta, diz assessoria

brasil Tragédia Há 7 Horas

Mãe de dono da aeronave que caiu em Gramado morreu em acidente com avião da família há 14 anos

tech Aplicativo Há 7 Horas

WhatsApp abandona celulares Android antigos no dia 1 de janeiro

fama Condenados Há 15 Horas

Famosos que estão na prisão (alguns em prisão perpétua)

justica Minas Gerais Há 7 Horas

Motociclista tenta fugir de blitz e leva paulada de policiais; vídeo