Trump volta a criticar México por 'não fazer nada' para travar caravana

Presidente dos EUA se pronunciou pelo Twitter

© DR

Mundo Migração 19/01/19 POR Lusa

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez mais uma crítica ao México, neste sábado (19), e acusou o país de "não fazer nada" para travar uma nova caravana de migrantes hondurenhos que, segundo frisou o governante, avança em direção à fronteira norte-americana.

PUB

"O México não está fazendo NADA para travar a Caravana que está agora completamente formada e se dirige para os Estados Unidos. Nós fizemos parar as últimas duas [caravanas]  - muitos [migrantes] ainda estão no México, mas não podem atravessar o nosso Muro. São necessários muitos Agentes Fronteiriços se não existir nenhum Muro. Não é fácil!", escreveu Trump no Twitter, utilizando letras maiúsculas ao longo da mensagem para acentuar a sua posição.

+ Três migrantes morrem e mais de 100 estão desaparecidos após naufrágio

Trump publicou esta mensagem depois de mais de 2 mil migrantes oriundos das Honduras terem entrado nessa sexta-feira (18) em território mexicano, ignorando, dessa forma, o pedido das autoridades de imigração para aguardarem na fronteira com a Guatemala até a entrega de um documento que certifique a sua passagem por razões humanitárias.

Esta nova caravana, que saiu esta semana da localidade hondurenha de San Pedro Sula, entrou na sexta-feira na ponte fronteiriça que liga Tecún Uman, na Guatemala, e Hidalgo, cidade no Estado mexicano de Chiapas.

Mexico is doing NOTHING to stop the Caravan which is now fully formed and heading to the United States. We stopped the last two - many are still in Mexico but can’t get through our Wall, but it takes a lot of Border Agents if there is no Wall. Not easy!

— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) 19 de janeiro de 2019

A entrada no México deste novo grupo de migrantes aconteceu depois de os migrantes terem pressionado as autoridades fronteiriças, que acabariam por ceder a passagem, sem registro de confrontos, ao contrário do sucedido em anteriores ocasiões.

+ Sobe para 66 número de mortos em explosão de oleoduto no México

Ontem, Donald Trump afirmou que ia fazer hoje um "grande anúncio" sobre a paralisação parcial dos serviços do governo federal, o designado 'shutdown' que já dura há quatro semanas, e a fronteira sul dos Estados Unidos.

A paralisação parcial dos serviços federais está em vigor devido ao braço-de-ferro entre Donald Trump, que insiste em obter financiamento para a construção de um muro na fronteira com o México, e os democratas no Congresso norte-americano, que se opõem à medida defendida pelo presidente. Com informações da Lusa.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 21 Horas

Morre o cantor Agnaldo Rayol, aos 86 anos

esporte Peru Há 23 Horas

Tragédia no Peru: relâmpago mata jogador e fere quatro durante jogo

mundo Loteria Há 23 Horas

Homem fica milionário depois de se esquecer do almoço em casa: "Surpreso"

fama Televisão Há 22 Horas

'Pensava que ia me aposentar lá', diz Cléber Machado sobre demissão da Globo

lifestyle Alívio Há 23 Horas

Três chás que evitam gases e melhoram a digestão

fama Saúde Há 23 Horas

James van der Beek, de 'Dawson's Creek', afirma estar com câncer colorretal

tech WhatsApp 04/11/24

WhatsApp recebe novidade que vai mudar forma como usa o aplicativo

mundo Catástrofe Há 22 Horas

Sobe para 10 o número de mortos após erupção de vulcão na Indonésia

fama Óbito Há 17 Horas

Detalhes sobre o funeral de Liam Payne são divulgados

fama Mortes Há 20 Horas

Todos os famosos que morreram em 2024 e alguns você nem lembrava