Notícias Ao Minuto

Trump volta a criticar México por 'não fazer nada' para travar caravana

Presidente dos EUA se pronunciou pelo Twitter

Presidente dos EUA se pronunciou pelo Twitter

© DR

Mundo Migração 19/01/19 POR Lusa

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez mais uma crítica ao México, neste sábado (19), e acusou o país de "não fazer nada" para travar uma nova caravana de migrantes hondurenhos que, segundo frisou o governante, avança em direção à fronteira norte-americana.

PUB

"O México não está fazendo NADA para travar a Caravana que está agora completamente formada e se dirige para os Estados Unidos. Nós fizemos parar as últimas duas [caravanas]  - muitos [migrantes] ainda estão no México, mas não podem atravessar o nosso Muro. São necessários muitos Agentes Fronteiriços se não existir nenhum Muro. Não é fácil!", escreveu Trump no Twitter, utilizando letras maiúsculas ao longo da mensagem para acentuar a sua posição.

+ Três migrantes morrem e mais de 100 estão desaparecidos após naufrágio

Trump publicou esta mensagem depois de mais de 2 mil migrantes oriundos das Honduras terem entrado nessa sexta-feira (18) em território mexicano, ignorando, dessa forma, o pedido das autoridades de imigração para aguardarem na fronteira com a Guatemala até a entrega de um documento que certifique a sua passagem por razões humanitárias.

Esta nova caravana, que saiu esta semana da localidade hondurenha de San Pedro Sula, entrou na sexta-feira na ponte fronteiriça que liga Tecún Uman, na Guatemala, e Hidalgo, cidade no Estado mexicano de Chiapas.

Mexico is doing NOTHING to stop the Caravan which is now fully formed and heading to the United States. We stopped the last two - many are still in Mexico but can’t get through our Wall, but it takes a lot of Border Agents if there is no Wall. Not easy!

— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) 19 de janeiro de 2019

A entrada no México deste novo grupo de migrantes aconteceu depois de os migrantes terem pressionado as autoridades fronteiriças, que acabariam por ceder a passagem, sem registro de confrontos, ao contrário do sucedido em anteriores ocasiões.

+ Sobe para 66 número de mortos em explosão de oleoduto no México

Ontem, Donald Trump afirmou que ia fazer hoje um "grande anúncio" sobre a paralisação parcial dos serviços do governo federal, o designado 'shutdown' que já dura há quatro semanas, e a fronteira sul dos Estados Unidos.

A paralisação parcial dos serviços federais está em vigor devido ao braço-de-ferro entre Donald Trump, que insiste em obter financiamento para a construção de um muro na fronteira com o México, e os democratas no Congresso norte-americano, que se opõem à medida defendida pelo presidente. Com informações da Lusa.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Indonésia Há 21 Horas

Morador diz que jacarés imitam pessoas se afogando para atacar vítimas

economia Previdência Há 21 Horas

Veja como fica o desconto do INSS no seu salário em 2025

fama BBB 25 Há 21 Horas

Gracyanne tem vídeos íntimos vazados após confirmar entrada no BBB

fama Redes Sociais Há 21 Horas

Rafaella Justus rebate crítica sobre sua aparência: “sem amor próprio"

tech WhatsApp Há 22 Horas

"Um caos total": trabalhadores da Meta estão revoltados com mudanças

fama Vitória Há 20 Horas

Joelma preocupa fãs ao chegar abatida e passar mal antes de show; vídeo

lifestyle Signos Há 22 Horas

Três signos que vão (finalmente) assumir as rédeas do próprio destino

tech LGBTI+ Há 21 Horas

Entidades LGBTI+ criticam Meta: “patologização de identidades é grave”

fama Dona Dibe Há 22 Horas

Celso Portiolli anuncia a morte da mãe, Dona Dibe, aos 98 anos

esporte Premier League Há 21 Horas

Jogador da Premier League é detido após gravar vídeo íntimo