© Reuters
Segundo o balanço divulgado ontem (15), com base em dados fornecidos pelos hotéis, estima-se que a ocupação total na capital alcance 67%. Já nas cidades do interior, a estimativa é que chegue a 75%.
PUB
De acordo com o presidente de ABIH-RJ, Alfredo Lopes, os municípios do interior deverão ter acréscimo por causa daqueles que aproveitarão o feriado prolongado. “Como a data é um feriado municipal, boa parte dos cariocas deve emendar a segunda-feira (19) e aproveitar para curtir cidades próximas, mas não é uma oportunidade que estimule viagens de brasileiros ou estrangeiros. Pelo contrário, o fato da semana ser quebrada pelo feriado reduz o fluxo corporativo, que costuma movimentar a ocupação hoteleira durante os dias úteis", disse.
A pesquisa revela, ainda, que o percentual deve ficar abaixo do registrado em 2014, quando a ocupação atingiu 80%. Ano passado, o feriado caiu em uma segunda-feira e possibilitou que mais cariocas aproveitassem a data fora da cidade.
Lopes acrescentou que a proximidade com o carnaval e réveillon também contribui para a pouca movimentação. "Além do dia 20 de janeiro estar entre dois grandes feriados, o primeiro mês do ano traz uma alta carga de despesas, entre elas IPTU, IPVA e matrículas, o que reduz a margem de investimento em viagens e lazer", concluiu.