Senadora 'herdeira' de Obama anuncia pré-candidatura

Kamala Harris é negra e filha de jamaicano com indiana

© Joshua Roberts/Reuters

Mundo Corrida 21/01/19 POR Ansa

Uma senadora negra e de origens jamaicana e indiana chacoalhou nesta segunda-feira (21) a incipiente corrida eleitoral pela Casa Branca.

PUB

Kamala Harris, 54 anos, tida como uma espécie de herdeira política de Barack Obama, lançou sua pré-candidatura à Presidência dos Estados Unidos pelo Partido Democrata e já desponta como uma forte postulante.

Senadora pela Califórnia desde janeiro de 2017 e ex-procuradora-geral do estado, Harris lançou sua campanha durante uma entrevista ao programa "Good Morning America", da emissora ABC.

+ Incêndio em navios mata pelo menos 14 pessoas na Crimeia

A democrata é filha de mãe indiana e pai jamaicano e cresceu em Oakland, na Califórnia. Assim como Obama, entra na corrida à Casa Branca com apenas dois anos de mandato no Senado.

Ela é tida em seu partido como uma ponte entre a geração mais experiente, composta pelo ex-vice-presidente Joe Biden, 76, e pelo senador Bernie Sanders, 77, e os mais jovens, como o ex-representante Beto O'Rourke, 46.

"Olhemos para o momento em que vivemos: o povo merece uma pessoa que lute de verdade por ele e que coloque seus interesses na frente dos próprios interesses", disse Harris em um vídeo, já voltando suas armas contra Donald Trump.

+ UE impõe sanções contra líderes da Inteligência da Rússia

"Tenho certeza absoluta que os Estados Unidos estão prontos para uma presidente mulher e de origens asiáticas e afro-americanas", acrescentou. Harris é a quarta mulher a anunciar sua pré-candidatura no Partido Democrata, após as senadoras Elizabeth Warren e Kirsten Gillibrand e a representante pelo Havaí Tulsi Gabbard.

No lado masculino, fala-se em Biden, Sanders e O'Rourke, mas nenhum deles oficializou sua entrada na briga. Harris encampa o processo de renovação enfrentado pelo Partido Democrata após a vitória de Trump, em 2016.

Nas eleições de meio de mandato de novembro passado, a legenda elegeu o primeiro governador gay dos EUA, Jared Polis (Colorado); a congressista mais jovem da história, a latina, negra e socialista Alexandria Ocasio-Cortez, de 29 anos; as primeiras mulheres muçulmanas na Câmara dos Representantes, Rashida Tlaib e Ilhan Omar; e a primeira senadora assumidamente bissexual, Kyrsten Sinema. (ANSA)

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Dinheiro Há 13 Horas

Entenda o que muda no salário mínimo, no abono do PIS e no BPC

tech Aplicativo Há 13 Horas

WhatsApp abandona celulares Android antigos no dia 1 de janeiro

brasil Tragédia Há 7 Horas

Sobe para 14 o número desaparecidos após queda de ponte

mundo Estados Unidos Há 14 Horas

Momento em que menino de 8 anos salva colega que engasgava viraliza

fama Condenados Há 22 Horas

Famosos que estão na prisão (alguns em prisão perpétua)

fama Realeza britânica Há 6 Horas

Rei Chales III quebra tradição real com mensagem de Natal

brasil Tragédia Há 14 Horas

Vereador gravou vídeo na ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira pouco antes de desabamento

fama Emergência Médica Há 14 Horas

Gusttavo Lima permanece internado e sem previsão de alta, diz assessoria

brasil Tragédia Há 13 Horas

Mãe de dono da aeronave que caiu em Gramado morreu em acidente com avião da família há 14 anos

fama Hollywood Há 9 Horas

Autora presta apoio a Blake Lively após atriz acusar Justin Baldoni de assédio