© REUTERS/Henry Nicholls
O Partido Trabalhista, de oposição, apresentou nesta terça-feira (22) uma emenda no Parlamento que pede para a Câmara dos Comuns votar sobre a convocação de um segundo plebiscito sobre o divórcio com a União Europeia.
PUB
Essa é a primeira vez que a legenda de centro-esquerda se posiciona de forma clara em defesa de uma nova consulta popular, ideia que foi rechaçada pela premier conservadora Theresa May na última segunda-feira (21), em discurso em Westminster.
+ Para 1 em cada 3 europeus, antissemitismo cresceu nos últimos 5 anos
A moção foi apresentada pelo líder trabalhista, Jeremy Corbyn, e propõe verificar a existência de uma maioria no Parlamento em favor do segundo plebiscito. Outra emenda também cogita um Brexit mais "suave", mantendo o Reino Unido em uma união aduaneira com a UE e com fortes ligações com o mercado único.
+ Exterior está apreensivo com Brasil de Bolsonaro, diz embaixador alemão
Após ter tido seu acordo rejeitado pelo Parlamento, May se comprometeu a dialogar com a oposição sobre uma alternativa, mas descartou adiar o divórcio ou convocar um novo plebiscito. A primeira-ministra quer renegociar o tratado com Bruxelas, ideia rechaçada pelo bloco, e buscar uma solução que mantenha aberta a fronteira entre Irlanda do Norte e República da Irlanda.
Defensores de uma segunda consulta popular alegam que a população foi influenciada por notícias falsas a votar pelo Brexit, enquanto May afirma que isso "minaria a confiança" do povo na política. (ANSA)