© Timothy Buck / Unsplash
A sala de estar é um dos locais da residência onde as pessoas costumam passar a maior parte do tempo, um espaço priorizado para as relações da família e para receber os amigos e demais familiares. Por ser um dos ambientes mais usados da casa, este espaço merece muita atenção no desenvolvimento do projeto.
PUB
+ Conheça Fluminimaggiore, a cidade italiana criada para aposentados
De acordo com a arquiteta Eliza Schuchovski, do escritório SCK Arquitetura, este espaço que deve ser confortável dá espaço ao que é verdadeiramente essencial para dentro de casa. Valorizando um mobiliário que favoreça as relações humanas dentro do lar. “Acredito que por ser um espaço que representa muito a personalidade dos donos e da família, e ainda por muitas vezes oferecer o papel de sala de vista, deve ter forte impacto visual, e vejo que o estilo de vida deve estar impresso em um mood de personalidade e identidade”, afirma Eliza Schuchovski.
Segundo Eliza, as peças de design de mobiliário assinado e obras de arte são necessários para imprimir a valorização cultural. “A mistura de materiais também deve ser estudada para criar texturas e deixar o espaço ainda mais aconchegante e confortável. Vejo que materiais naturais criam a sensação de ambientes mais leves e descontraídos”, sugere.
Peças artesanais com o DNA do feito à mão, são importantes para o ambiente, pois trazem uma narrativa do passado e valorização do artesanato muito presente no Brasil. Já a iluminação deve ser pensada para a criação de cenários, atendendo à diversidade de usos deste espaço.