Inglesa pede boicote a Oscar por curta que fala do assassinato de filho

A obra de ficção rememora o assassinato de James Bulger, menino que tinha 2 anos quando foi raptado e morto por duas crianças em Liverpool, em 1993

© Divulgação

Cultura Indicação 25/01/19 POR Folhapress

A inglesa Denise Fergus conclama a um boicote à próxima cerimônia do Oscar, marcada para 24 de fevereiro, após o filme "Detainment" ter sido indicado ao prêmio de melhor curta-metragem.

PUB

A obra de ficção rememora o assassinato de James Bulger, menino que tinha 2 anos quando foi raptado e morto por duas crianças em Liverpool, em 1993. A vítima era filho de Denise. 

O curta, escrito e dirigido pelo irlandês Vincent Lambe, enfoca o interrogatório de Robert Thompson e Jon  Venables, condenados pelo crime e que contavam com apenas 10 anos na época.

+ Conheça os filmes favoritos das estrelas indicadas ao Oscar 2019

Desde que a obra foi anunciada como uma das finalistas na categoria, os pais do menino assassinado têm protestado e pedido para que o filme não fosse incluído. Lançaram uma petição na internet que colheu mais de 98 mil assinaturas, mas o ato não fez efeito, já que o curta foi indicado mesmo assim. 

Em seu perfil numa rede social, Fergus disse estar "enojada e aborrecida" com a indicação. Afirmou ainda que teve seu sofrimento revivido. "Só espero que o filme não saia vitorioso."

O pai, Ralph Bulger, também criticou a decisão: "Para Hollywood, é só mais um filme, mas para mim e minha família é um pesadelo." Segundo ele, o retrato do filme é "simpático" aos dois garotos condenados pelo crime. 

+ Em 'Boy Erased', autor narra como pais o obrigaram a fazer 'cura gay'

Diretor da obra, Lambe afirmou que o filme não quer trazer mais dor à família e pediu desculpas por não ter contatado os parentes de Bulger antes das filmagens. "Houve críticas de que o filme 'humaniza' os assassinos, mas se não pudermos aceitar que eles são seres humanos, nunca poderemos entendder o que os levou a cometer um crime tão pavoroso", disse. 

Em 1993, Thompson e Venables encontraram  Bulger num shopping center na cidade inglesa e o levaram até perto de uma linha de trem, onde o golpearam até a morte com um tijolo e um pedaço de ferro e deixaram seu corpo nos trilhos. O crime chocou o Reino Unido. 

Os dois foram soltos em 2001, mas Venables retornou à prisão após novas acusações, dessa vez por crimes relacionados a pornografia infantil. Com informações da Folhapress. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Ceará Há 9 Horas

Tumor raro muda tonalidade da pele de jovem que busca tratamento

brasil Vendavais Há 8 Horas

Ventos fortes causam prejuízo bilionário no Brasil

fama Família Há 9 Horas

Viih Tube solta o verbo após declaração do pai: 'Pare de me expor'

politica BALEIA-ROSSI Há 8 Horas

Presidente do MDB diz que vídeo de Janja contra Nunes extrapolou qualquer padrão ético

fama Dramaturgia agora mesmo

Gagliasso comemora beijo gay na TV após ser censurado em novela de 2005: 'Foi um tesão'

fama Novela Há 10 Horas

'Não dava para começar trabalho cansada', diz Fernanda Torres sobre não ser Odete Roitman

fama Espiritualidade Há 8 Horas

Courteney Cox tenta se 'comunicar' com espírito de Matthew Perry

fama MC Poze Há 9 Horas

Esposa de MC Poze movimentou R$ 10 milhões com rifas fraudulentas

fama Redes Sociais Há 4 Horas

Tiago Leifert é detonado na web após discutir racismo com ativista

lifestyle Os Astros Dizem Há 10 Horas

Novembro traz mudanças: as previsões de uma astróloga para cada signo