Vale deve retirar de animais de Brumadinho sob pena de multa

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) também está cobrando da Vale, de forma imediata, o resgate dos animais isolados

© REUTERS

Brasil Tragédia 28/01/19 POR Estadao Conteudo com Notícias ao Minuto

A juíza da Comarca de Brumadinho (MG), Perla Saliba Brito, determinou que a mineradora Vale proceda de imediato à contratação ou ao fornecimento de equipe capacitada, medicamentos, alimentos, maquinários e todo e qualquer meio adequado ao resgate, acolhimento e tratamento dos animais agonizantes na lama da barragem que se rompeu na última sexta-feira (25), em Brumadinho, região metropolitana de Belo Horizonte (MG).

PUB

Se a empresa não cumprir com a determinação, a magistrada definiu multa diária de R$ 50 mil, além de incursão no crime de desobediência. Segundo a juíza, a ação não deve, em hipótese alguma, prejudicar a atuação dos bombeiros no resgate das vítimas humanas.

O jornal O Tempo informa que o pedido foi formalizado pelo deputado estadual do Partido Social Cristão (PSC) por Minas Gerais, Noraldino Lúcio Dias Júnior. 

+ Tudo sobre Brumadinho

MINISTÉRIO PÚBLICO

Além disso, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) está cobrando da Vale, de forma imediata, o resgate dos animais isolados na região de Brumadinho em razão do rompimento da barragem. Também acionou a companhia para que garanta "a provisão de alimento, água e de cuidados veterinários àqueles animais cujo resgate não for tecnicamente recomendável".

No documento encaminhado pelo MP à mineradora, são citados danos ambientais, sociais e humanos imensuráveis para a área em Brumadinho, onde houve na sexta-feira, 25, o derramamento de lama dos detritos da mina do Córrego do Feijão.

PF apura se documentos da barragem de Brumadinho são regulares

O plano de ação deverá contar com um profissional especializado do Comando da Operação de Resgate (CBM-MG e Defesa Civil). E a companhia precisará dispor de "equipe técnica qualificada, preferencialmente habilitada em manejo ecológico" ao realizar o trabalho de busca, resgate e cuidados dos animais.

A Vale terá de disponibilizar ainda apoio aéreo. O sobrevoo da área terá de ser feito "na menor altitude recomendada para que seja possível a visualização dos animais" e tudo deve estar registrado em filmagens. A empresa terá de enviar relatórios diários sobre as ações detalhando a quantidade de animais recolhidos.

Constituição

O Ministério Público informou que, ao acionar a companhia, considerou, entre outros pontos, o artigo 225 da Constituição Federal de 1988 que trata da proteção do meio ambiente.

Esclareceu ainda que a recusa, retardamento ou a omissão por parte companhia "constitui crime, punido com pena de reclusão de um a três anos, mais multa de dez até mil Obrigações do Tesouro Nacional (OTN)".

A reportagem tentou, sem sucesso, contato com a Vale para saber de sua posição sobre o resgate de animais na área. Com informações do Estadão Conteúdo e Notícias ao Minuto.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Senado Federal Há 21 Horas

Senado aprova PL que altera BPC e limita ganho do salário mínimo

fama Viralizou Há 3 Horas

Influencer é acusada de trair o marido tetraplégico em cruzeiro

fama PRETA-GIL Há 20 Horas

Preta Gil passa bem, mas continua sedada para controle da dor

fama Bahia Há 19 Horas

Acusados de assassinar ex-ator mirim são mortos em troca de tiros com a PM

brasil Minas Gerais Há 3 Horas

Influenciadora digital é presa em MG após alerta da Interpol

justica Imagens fortes Há 4 Horas

Policial é morto por assaltantes após confundir revólver com arma de gel

esporte CBF Há 20 Horas

CBF se irrita após Ana Maria Braga pedir voto para Ronaldo

esporte Imagens fortes Há 20 Horas

Torcedores desmaiam em ginásio após lesão de pivô na Euroliga

fama Nicole Bahls Há 2 Horas

'Não me sinto confortável', diz Nicole Bahls sobre ser mãe

fama Goiás Há 19 Horas

Dupla sertaneja é presa suspeita de adulteração de carro roubado