5 dicas para evitar diarreia no verão
Todo cuidado é pouco na hora de evitar a contaminação por agentes patogênicos
1. Lave as mãos com frequência
O calor é propício para proliferação de bactérias. Por isso, lavar as mãos com frequência, com água e sabão, ajuda a diminuir a proliferação de bactérias, principalmente após o uso do banheiro. Pode reforçar a limpeza com álcool gel.
© iStock
2. Evite alimentos com maionese e derivados de ovos
Salmonella e Estafilococo são duas bactérias com grande potencial de causar diarreia e que se proliferam muito no verão. Alimentos contendo cremes, maionese ou derivados de ovos não cozidos tem maior chance de estarem contaminados por estes agentes.
© Reprodução
3. Cuidado com peixes e frutos do mar
Os peixes e frutos do mar se deterioram facilmente, por isso, nada de comer estes alimentos em locais sem procedência ou de vendedores ambulantes na praia e dê preferência a locais com segurança e higiene.
© Reprodução
4. Ambientes arejados
Ambientes arejados evitam a proliferação de bactérias, principalmente banheiros. Se alguém estiver doente, deinfete o banheiro após o uso.
© iStock
Os alimentos devem ser muito bem higienizados antes de consumidos, principalmente aqueles consumidos crus, como saladas, frutas e verduras. Carnes devem sempre ser bem cozidas antes de consumidas, para matar qualquer bactéria que esteja presente no alimento.
© iStock
Lifestyle
CONTAMINAÇÃO
28/01/19
POR Notícias Ao Minuto
O calor está a todo vapor e as temperaturas altas, apesar de serem excelentes para passar o dia na praia, podem ocasionar um efeito colateral bastante incômodo: a diarreia.
Segundo a pediatra e professora da Universidade de São Paulo (USP), Ana Escobar, em sua coluna no G1, todo cuidado é pouco na hora de evitar a contaminação por agentes patogênicos, principalmente em crianças. E, claro, a dica de ouro do verão: tome água, muita água!
Confira as dicas na galeria acima.
Leia também: Você sabe qual açúcar é menos prejudicial à saúde? Confira
PARTILHE ESTA NOTÍCIA