Gleisi culpa Moro e PF por Lula não ir a enterro: 'Perseguição'

Ex-presidente foi liberado pelo STF após duas negativas da Justiça para ir a enterro, mas foi autorizado somente depois da cerimônia

© Reuters / Adriano Machado

Política SBC 30/01/19 POR Notícias Ao Minuto

Mesmo após ser autorizado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu não ir ao encontro da família em São Bernardo do Campo (SP), após sepultamento do seu irmão Genival Inácio da Silva, o Vavá, que morreu vítima de câncer nessa terça-feira (29). O petista havia pedido liberação para acompanhar a cerimônia, no entanto, a autorização do ministro Dias Toffoli (STF) chegou após o enterro de Vavá, nesta quarta-feira (30).

PUB

A senadora e presidente do PT, Gleisi Hoffmann, classificou como "maldade" a negativa de duas instâncias da Justiça que impediram a presença de Lula no ato, de acordo com o 'Globo'. O ex-presidente recorreu ao STF após duas negativas.

"Não deu tempo para que o presidente pudesse se deslocar para dar o último adeus ao Vavá. Nós já estávamos com corpo no túmulo (quando chegou a notícia da decisão de Toffoli). Então não tinha como parar o enterro e as condições do corpo não permitiam adiar (o enterro)", disse a senadora em um breve discurso no enterro.

+ Saiba o que diz a lei e por que Lula não pôde ir ao velório do irmão

"Infelizmente a ilegalidade começou com a Polícia Federal. O delegado, que foi o delegado que tomou o depoimento do Lula naquela coercitiva ilegal em Congonhas, foi o delegado que disse que a PF não tinha as condições. E o ministro Sérgio Moro, que é o ministro responsável pela Polícia Federal não teve nenhuma atitude para fazer prevalecer a lei. A gente lamenta muito isso", completou.

Mais cedo, pelo Twitter, Gleisi havia criticado as justificativas dadas pela PF para negar a presença de Lula na cerimônia:

Se ñ consegue garantir a segurança a um velório como PF garantirá o combate ao crime organizado?! O PT ofereceu transporte a Lula e aos agentes de segurança p/ ir ao enterro do irmão. Só tem duas palavras q resumem essa decisão: incompetência e perseguição https://t.co/e5E4ykEyqz

— Gleisi Lula Hoffmann (@gleisi) 30 de janeiro de 2019

A família de Lula pretende viajar para Curitiba para visitar o ex-presidente na Superintedência da PF nesta quinta-feira (31).

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica Polícia Federal Há 12 Horas

Bolsonaro pode ser preso por plano de golpe? Entenda

fama MAIDÊ-MAHL Há 13 Horas

Polícia encerra inquérito sobre Maidê Mahl; atriz continua internada

justica Itaúna Há 12 Horas

Homem branco oferece R$ 10 para agredir homem negro com cintadas em MG

economia Carrefour Há 10 Horas

Se não serve ao francês, não vai servir aos brasileiros, diz Fávaro, sobre decisão do Carrefour

fama Harry e Meghan Markle Há 4 Horas

Harry e Meghan Markle deram início ao divórcio? O que se sabe até agora

esporte Indefinição Há 12 Horas

Qual será o próximo destino de Neymar?

brasil São Paulo Há 12 Horas

Menina de 6 anos é atropelada e arrastada por carro em SP; condutor fugiu

fama Documentário Há 4 Horas

Diagnosticado com demência, filme conta a história Maurício Kubrusly

brasil Brasil Há 8 Horas

Jovens fogem após sofrerem grave acidente de carro; vídeo

fama LUAN-SANTANA Há 12 Horas

Luan Santana e Jade Magalhães revelam nome da filha e planejam casamento