Onda de frio nos EUA leva temperatura a -53ºC e deixa seis mortos

Algumas regiões podem ficar mais frias que a Antártica.

© REUTERS/Carlos Barria

Mundo vórtice polar 30/01/19 POR Ansa

Uma massa de ar gelado, conhecida como vórtice polar, chega aos Estados Unidos nesta quarta-feira (30) e pode fazer a temperatura atingir -53ºC. Pelo menos seis pessoas morreram devido ao frio e 55 milhões de enfrentarão as temperaturas mais baixas das últimas décadas no país.

PUB

Os estados americanos de Wisconsin, Michigan, Illinois, Alabama e Mississippi já declararam situação de emergência, enquanto Chicago experimentou -30ºC e Dakota do Norte viu os termômetros marcarem -37ºC, temperaturas mais baixas que as registradas na Antártica.

A cidade de Grand Forks, na Dakota do Norte, bateu recorde e viu o menor índice de resfriamento até o momento, com -54ºC na manhã de hoje.

+Chegada de avião da Rússia aumenta rumores na Venezuela

Centenas de escolas, faculdades e universidades fecharam os portões nos estados mais afetados, enquanto autoridades de Iowa alertaram as pessoas a "evitarem respirar fundo e minimizarem a fala" enquanto estiverem nas ruas. O frio intenso pode causar parto prematura em vacas, segundo fazendeiros, e suas crias não sobreviveriam nas atuais condições. A organização de proteção de animais pediu às pessoas que deixem seus bichinhos em locais fechados.

Até o momento, mais de 1,1 mil voos com origem ou destino aos Estados Unidos foram cancelados, incluindo alguns na cidade de Atlanta, que tem previsto o grande campeonato de futebol americano SuperBowl para domingo (3).

Causa: O frio é resultado de uma corrente de ar conhecida como vórtice polar, que normalmente circula a estratosfera perto do Polo Norte. Os meteorologistas afirmam que a corrente fria se deu por um aquecimento repentino no Polo Norte, causado por uma frente quente originada no Marrocos em dezembro, que dividiu o vórtice polar, e o levou a se deslocar para o sul dos Estados Unidos.

O presidente americano, Donald Trump, conhecido por negar a existência de mudanças climáticas, usou o Twitter para brincar com seu posicionamento. "Nos próximos dias, é esperado que fique ainda mais frio. Que inferno está acontecendo com o Aquecimento Global? Por favor, volte rápido, precisamos de você!".

Já a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês), agência do próprio governo, publicou um tuíte que foi interpretado como uma contestação ao presidente.

"Tempestades de inverno não provam que o aquecimento global não está acontecendo", escreveram. (ANSA)

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Rio Grande do Sul Há 16 Horas

Avião cai em Gramado; governador diz que não há sobreviventes

mundo EUA Há 19 Horas

Professora que engravidou de aluno de 12 anos é condenada

fama GUSTTAVO-LIMA Há 22 Horas

Gusttavo Lima é hospitalizado, cancela show no festival Villa Mix e fãs se revoltam

fama WILLIAM-BONNER Há 19 Horas

William Bonner quebra o braço e fica de fora do Jornal Nacional no fim do ano

brasil BR-116 Há 20 Horas

Acidente com ônibus, carreta e carro deixa 38 mortos em Minas Gerais

fama Pedro Leonardo Há 20 Horas

Por onde anda Pedro, filho do cantor Leonardo

lifestyle Smartphone Há 20 Horas

Problemas de saúde que estão sendo causados pelo uso do celular

esporte FUTEBOL-RIVER PLATE Há 19 Horas

Quatro jogadoras do River Plate são presas em flagrante por racismo

fama Vanessa Carvalho Há 20 Horas

Influenciadora se pronuncia após ser acusada de trair marido tetraplégico

mundo Síria Há 21 Horas

'Villa' luxuosa escondia fábrica da 'cocaína dos pobres' ligada a Assad