© DR
Terminam neste domingo (3), às 23h59, as inscrições do Programa Universidade para Todos (Prouni) 2019. Os estudantes podem se inscrever pelo site.
PUB
Os concorrentes devem necessário ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 e tirado, no mínimo, 450 pontos na média da prova. Quem zerou a redação está eliminado do processo.
Segundo destaca o G1, o programa dá bolsas parciais e integrais em instituições privadas. Nesta edição, há 243.888 vagas. Desse total, 116.813 são bolsas integrais e 127.075 são parciais.
Quem pode participar do ProUni?
Para se inscrever, é preciso ter participado do Enem de 2018 com mínimo de 450 pontos na média das notas, além de não zerar a redação. É necessário também cumprir uma das seguintes condições:
- Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em escola da rede particular (completa ou parcialmente), desde que na condição de bolsista integral;
- Ser pessoa com deficiência;
- Ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrante de quadro de pessoal permanente de instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura (nesses casos, não há requisitos de renda).
Também é preciso atender às exigências de renda. Existem dois tipos de bolsa no ProUni: a integral, destinada aos estudantes com renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa; e a parcial, de 50%, voltada aos candidatos com renda familiar bruta mensal que deve ser de até três salários mínimos por pessoa.
+ Veja aqui tudo sobre o ProUni