Rihanna recusa convite do Super Bowl e Maroon 5 fará show no intervalo

Michael Jackson, Rolling Stones, Paul McCartney, Madonna, U2 e The Who são alguns dos nomes que também já se apresentaram em uma decisão

© Reuters

Esporte eua 03/02/19 POR Estadao Conteudo

A última edição do Super Bowl teve audiência de 103 milhões de telespectadores nos Estados Unidos e registrou mais de 170 milhões de interações nas redes. Toda esta exposição faz a final do futebol americano ultrapassar os limites esportivos e se tornar um evento gigantesco. Por isso, os artistas sabem o impacto e a projeção que ser escolhido para participar do Show do Intervalo pode ter em suas carreiras.

PUB

Nesse ano, porém, a NFL ouviu um "não". A cantora Rihanna recusou o convite em apoio ao jogador Colin Kaepernick. A banda Maroon 5 aceitou e terá como convidados os rappers Travis Scott e Big Boi. A lenda do soul Gladys Knight ficará encarregada do hino nacional.

+ Flamengo encara a Cabofriense pela Taça Guanabara

A recusa de Rihanna mexeu com o país. O ex-quarterback do San Francisco 49ers é pivô de uma polêmica racial nos EUA. Em 2016, antes de um jogo, ele se ajoelhou durante o hino nacional como forma de protesto contra a violência policial com negros. O gesto foi repetido por outros esportistas e abriu debate na sociedade. O ato, porém, acabou sendo reprovado pelo presidente Donald Trump, que pediu aos donos das franquias que demitissem todos os atletas da NFL que apoiassem o movimento. Desde então, Kaepernick não conseguiu emprego na modalidade.

Com sua posição, Rihanna abriu mão de dinheiro. Como efeito de comparação, o Spotify, serviço de streaming de música, registrou crescimento de 153% na execução das canções de Justin Timberlake após o show na última edição do Super Bowl. Já em 2017, Lady Gaga vendeu cerca de 150 mil álbuns e canções nas plataformas digitais nos EUA, contra as 15 mil do dia anterior ao evento.

Michael Jackson, Rolling Stones, Paul McCartney, Madonna, U2 e The Who são alguns dos nomes que também já se apresentaram em uma decisão.

E não são apenas os artistas que se aproveitam do momento. Inserções comerciais ganham destaque no jogo. O Super Bowl é tradicionalmente o dia que as grandes marcas deixam para apresentar lançamentos, produtos ou para reforçarem sua posição no mercado. E essa publicidade custa caro.

Detentora dos direitos de transmissão da partida em 2019, a emissora norte-americana CBS está cobrando aproximadamente US$ 5,3 milhões (cerca de R$ 20 milhões) por anúncios de 30 segundos, aponta a revista Adweek, voltada para o ramo publicitário. No ano passado, a NBC Universal, emissora responsável pela transmissão do evento, arrecadou mais de US$ 500 milhões (R$ 1,8 bilhão) só com publicidade da final.

RISCO - Uma crise de combustível no México quase atrapalhou a exportação de abacate para os EUA. E o que isso tem a ver com o Super Bowl? O produto é utilizado no guacamole, aperitivo tradicional entre os telespectadores. Produtores da região estimavam exportar 120 mil toneladas da fruta para atender a demanda da final, 20 mil toneladas a mais do que em 2018. A expectativa é que os americanos também consumam 1,38 bilhão de asas de frango em toda a semana do Super Bowl.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Emergência Médica Há 13 Horas

Atriz Lisandra Silva é hospitalizada após uso de Ozempic

mundo Eleições Há 12 Horas

EUA: Centro de referência em projeções vê vitória de Kamala

fama Luto Há 14 Horas

Fãs e familiares se despedem de Agnaldo Rayol em velório na Alesp

fama Política Há 17 Horas

Jojo Todynho se revolta com boicote por ser de direita: 'Sou o que quiser'

mundo Estados Unidos Há 19 Horas

Kamala e Trump travam o que pode ser o embate mais acirrado da história dos EUA

fama Estados Unidos Há 20 Horas

Rihanna encoraja americanos a irem às urnas: 'Votem, porque eu não posso'

politica Justiça Há 19 Horas

Moraes manda Fátima de Tubarão cumprir pena por atos de 8 de janeiro

esporte Futebol Há 18 Horas

Flamengo: Bruno Henrique é investigado por suposto esquema de apostas

tech Rede social Há 20 Horas

O X lança uma das suas alterações mais controversas

fama Estados Unidos Há 15 Horas

Gil do Vigor diz que foi barrado em aeroporto nos Estados Unidos