Rihanna recusa convite do Super Bowl e Maroon 5 fará show no intervalo

Michael Jackson, Rolling Stones, Paul McCartney, Madonna, U2 e The Who são alguns dos nomes que também já se apresentaram em uma decisão

© Reuters

Esporte eua 03/02/19 POR Estadao Conteudo

A última edição do Super Bowl teve audiência de 103 milhões de telespectadores nos Estados Unidos e registrou mais de 170 milhões de interações nas redes. Toda esta exposição faz a final do futebol americano ultrapassar os limites esportivos e se tornar um evento gigantesco. Por isso, os artistas sabem o impacto e a projeção que ser escolhido para participar do Show do Intervalo pode ter em suas carreiras.

PUB

Nesse ano, porém, a NFL ouviu um "não". A cantora Rihanna recusou o convite em apoio ao jogador Colin Kaepernick. A banda Maroon 5 aceitou e terá como convidados os rappers Travis Scott e Big Boi. A lenda do soul Gladys Knight ficará encarregada do hino nacional.

+ Flamengo encara a Cabofriense pela Taça Guanabara

A recusa de Rihanna mexeu com o país. O ex-quarterback do San Francisco 49ers é pivô de uma polêmica racial nos EUA. Em 2016, antes de um jogo, ele se ajoelhou durante o hino nacional como forma de protesto contra a violência policial com negros. O gesto foi repetido por outros esportistas e abriu debate na sociedade. O ato, porém, acabou sendo reprovado pelo presidente Donald Trump, que pediu aos donos das franquias que demitissem todos os atletas da NFL que apoiassem o movimento. Desde então, Kaepernick não conseguiu emprego na modalidade.

Com sua posição, Rihanna abriu mão de dinheiro. Como efeito de comparação, o Spotify, serviço de streaming de música, registrou crescimento de 153% na execução das canções de Justin Timberlake após o show na última edição do Super Bowl. Já em 2017, Lady Gaga vendeu cerca de 150 mil álbuns e canções nas plataformas digitais nos EUA, contra as 15 mil do dia anterior ao evento.

Michael Jackson, Rolling Stones, Paul McCartney, Madonna, U2 e The Who são alguns dos nomes que também já se apresentaram em uma decisão.

E não são apenas os artistas que se aproveitam do momento. Inserções comerciais ganham destaque no jogo. O Super Bowl é tradicionalmente o dia que as grandes marcas deixam para apresentar lançamentos, produtos ou para reforçarem sua posição no mercado. E essa publicidade custa caro.

Detentora dos direitos de transmissão da partida em 2019, a emissora norte-americana CBS está cobrando aproximadamente US$ 5,3 milhões (cerca de R$ 20 milhões) por anúncios de 30 segundos, aponta a revista Adweek, voltada para o ramo publicitário. No ano passado, a NBC Universal, emissora responsável pela transmissão do evento, arrecadou mais de US$ 500 milhões (R$ 1,8 bilhão) só com publicidade da final.

RISCO - Uma crise de combustível no México quase atrapalhou a exportação de abacate para os EUA. E o que isso tem a ver com o Super Bowl? O produto é utilizado no guacamole, aperitivo tradicional entre os telespectadores. Produtores da região estimavam exportar 120 mil toneladas da fruta para atender a demanda da final, 20 mil toneladas a mais do que em 2018. A expectativa é que os americanos também consumam 1,38 bilhão de asas de frango em toda a semana do Super Bowl.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica Polícia Federal Há 16 Horas

Bolsonaro pode ser preso por plano de golpe? Entenda

fama Harry e Meghan Markle Há 8 Horas

Harry e Meghan Markle deram início ao divórcio? O que se sabe até agora

fama MAIDÊ-MAHL Há 17 Horas

Polícia encerra inquérito sobre Maidê Mahl; atriz continua internada

justica Itaúna Há 16 Horas

Homem branco oferece R$ 10 para agredir homem negro com cintadas em MG

economia Carrefour Há 14 Horas

Se não serve ao francês, não vai servir aos brasileiros, diz Fávaro, sobre decisão do Carrefour

economia LEILÃO-RECEITA Há 14 Horas

Leilão da Receita tem iPhones 14 Pro Max por R$ 800 e lote com R$ 2 milhões em relógios

brasil São Paulo Há 17 Horas

Menina de 6 anos é atropelada e arrastada por carro em SP; condutor fugiu

fama LUAN-SANTANA Há 17 Horas

Luan Santana e Jade Magalhães revelam nome da filha e planejam casamento

politica Investigação Há 8 Horas

Bolsonaro liderou, e Braga Netto foi principal arquiteto do golpe, diz PF

fama Documentário Há 8 Horas

Diagnosticado com demência, filme conta a história Maurício Kubrusly