'Vamos para o enfrentamento', diz Onyx sobre suposta vingança de Renan

Cacique do MDB desistiu da eleição no Senado após muita confusão envolvendo a votação; Davi Alcolumbre, candidato do governo, comandará a Casa

© REUTERS

Política Declaração 04/02/19 POR Notícias Ao Minuto

O novo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), é "criação" do ministro da Casa Civil do governo Bolsonaro, Onyx Lorenzoni. Uma candidatura pensada para impedir a volta de Renan Calheiros (MDB-AL) ao cargo.

PUB

O ministro concedeu entrevista ao blog da Andreia Sadi, no portal G1, e falou sobre a polêmica eleição, ocorrida no último sábado (2). Disse que a vitória do "afilhado" significa que a "nova política" chagou à Casa.

"A derrota dele [Renan] vai fazer bem para o país, ele estava junto ao PT há quanto tempo? Pois bem. O Senado se reencontrou com as ruas", avaliou.

+ 'Você pode até tirar de cena o velho Renan, mas não matá-lo'

Ele também afirmou que Alcolumbre foi eleito sem a interferência da máquina do governo. "Ganhamos na política. Se Renan tivesse ganhado, ia ser com o PT. Ele não esperava o Davi como candidato, o homem certo na hora certa. Davi tem essa habilidade com os colegas, uma espécie de 'Jair Bolsonaro do Senado'. Ele é um craque das relações, não tem ninguém que não goste dele. Aí, um dia o Davi ganhou do Golias", disse, referindo ao cacique do MDB.

Ainda em relação a Renan, destacou que não teme uma suposta vingança do adversário, durante as votações na Casa. "Vamos para o enfrentamento, isso é democracia", pontuou.

Lorenzoni ainda revelou que, muitas vezes, Calheiros o chamou para a briga, mas que ele, como ministro, recusou o embate. "Se eu fosse deputado, eu já tinha ido", completou.

Questionado sobre a concentração de poder nas mãos do DEM, já que agora o partido tem a Câmara, com Rodrigo Maia (DEM-RJ), e o Senado, com Alcolumbre, o ministro justificou. “No caso do Rodrigo Maia, foi maior do que o DEM. Tanto que ele ganhou com votos de esquerda, ele é muito articulado e respeita muitas divergências. Então, tem essa qualidade de conseguir votos de diferentes áreas. Sobre o resto: o MDB comandou o Senado por duas décadas e ninguém falou nada".

Leia também: Bolsonaro tem menor base desde Collor

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

esporte Peru Há 8 Horas

Tragédia no Peru: relâmpago mata jogador e fere quatro durante jogo

mundo Loteria Há 8 Horas

Homem fica milionário depois de se esquecer do almoço em casa: "Surpreso"

politica Tensão Há 8 Horas

Marçal manda Bolsonaro 'cuidar da vida' e diz que o 'pau vai quebrar' se críticas continuarem

fama Televisão Há 6 Horas

'Pensava que ia me aposentar lá', diz Cléber Machado sobre demissão da Globo

fama Luto Há 5 Horas

Morre o cantor Agnaldo Rayol, aos 86 anos

lifestyle Alívio Há 8 Horas

Três chás que evitam gases e melhoram a digestão

tech WhatsApp Há 8 Horas

WhatsApp recebe novidade que vai mudar forma como usa o aplicativo

fama Fake news 03/11/24

Eles foram dados como mortos, mas estavam (e estão) vivinhos da Silva!

fama Rejeitados Há 16 Horas

Rejeitados! Famosos que levaram foras de outros famosos

fama Berço de ouro Há 20 Horas

Ricos: Eles já eram cheios da grana antes da fama