© Kevin Lamarque/Reuters
O presidente americano, Donald Trump, irá nesta terça-feira (5) ao Congresso para fazer seu discurso sobre o Estado da União tendo a imigração como principal tema.
PUB
Segundo a assessoria da Casa Branca, o objetivo de Trump é usar sua fala para mostrar um caminho de união para o país. Ele também voltará a defender, porém, a construção de um muro na fronteira com o México.
Trump exige US$ 5,7 bilhões (R$ 20,9 bilhões) para erguer a barreira na divisa, mas a oposição democrata se recusa a incluir a verba no orçamento federal.
+Grupo de Lima incorpora Guaidó e rechaça diálogo com Maduro
O impasse levou à maior paralisação da história de um governo americano - foram 35 dias -, que só terminou com um compromisso de que a questão seguiria sendo debatida. Mas Trump ameaça declarar emergência nacional para conseguir a verba caso o assunto não seja resolvido rapidamente.
A paralisação obrigou o presidente, inclusive, a adiar o seu discurso ao Congresso, que estava marcado para 29 de janeiro.
O Estado de União é considerado o mais importante discurso de um presidente americano, no qual ele define as prioridades para o ano. Com informações da Folhapress.