Hospital de campanha acolhe 145 animais em Brumadinho

Esse número se refere a animais resgatados e devolvidos aos donos, que foram atendidos nas propriedades de seus tutores ou que foram acolhidos na fazenda

© REUTERS

Brasil BARRAGEM 05/02/19 POR Folhapress

 Um hospital de campanha montado em uma fazenda para atender animais vítimas do rompimento da barragem da Vale em Brumadinho (MG) acolhe 145 animais, sendo 60 cães. Também há gatos, aves, bois e cavalos, e alguns estão em estado grave.

PUB

Segundo o CRVM-MG (Conselho Regional de Medicina Veterinária), que coordena os trabalhos de resgate e cuidados, o número de animais assistidos, porém, é maior: foram mais de 350 entre o dia 25, quando a avalanche de lama tomou conta da região, e o domingo passado (3), de acordo com a Brigada Animal. Esse número se refere a animais resgatados e devolvidos aos donos, que foram atendidos nas propriedades de seus tutores ou que foram acolhidos na fazenda.

Após os tratamentos, os animais abrigados na fazenda serão devolvidos a seus tutores ou colocados para adoção.

Além do grupo coordenado pelo CRMV, defensores da causa animal e voluntários trabalham na área.

Após a tragédia, protetores ligados à ONG Bendita Adoção levaram doações e resgataram nove cães e um gato na cidade, que foram levados a abrigos em São Paulo.

HELICÓPTERO

A Vale informou que disponibiliza desde o último domingo um helicóptero para auxiliar no resgate emergencial de animais em Brumadinho.

O anúncio ocorre após pressão de ativistas, incluindo Luisa Mell, que esteve na área do rompimento e reivindicou auxílio aéreo para localizar animais.

Segundo a Vale, o helicóptero permitirá o deslocamento mais ágil das equipes, acesso às áreas mais remotas da zona impactada e facilitará o trabalho de identificação das melhores áreas para a soltura dos animais já tratados e recuperados.

Quem tiver informações sobre animais em situação de risco e resgatados, pode avisar a empresa pelos números 0800 0310831 (Alô Brumadinho), 0800 285 7000 (Alô Ferrovias) e 0800 821 5000, ou ligue para o Corpo de Bombeiros.

CÃES FAREJADORES

Bombeiros e cães de outros estados, como São Paulo e Santa Catarina, ajudam nas buscas às vítimas. De acordo com os bombeiros de Minas, os animais trabalham sob demanda e têm a saúde monitorada com frequência. Segundo a corporação, 14 cães farejadores auxiliam os trabalhos.

Os labradores treinados pelo Corpo de Bombeiros de Santa Catarina já encontraram três corpos em quatro dias. Eles têm experiência em buscas na lama: Santa Catarina é um dos estados brasileiros com maior número de deslizamentos, que já vitimaram centenas de pessoas no passado.

Hunter, Bravo, Iron e Chewbacca estão em Minas desde o dia 31. Eles estão acompanhados de um tutor, bombeiro que é responsável pelo seu treinamento desde o início. Os cães moram nas casas desses bombeiros, que atuam em batalhões por todo o estado. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil BR-116 Há 6 Horas

Acidente com ônibus, carreta e carro deixa 38 mortos em Minas Gerais

mundo EUA Há 5 Horas

Professora que engravidou de aluno de 12 anos é condenada

fama GUSTTAVO-LIMA Há 8 Horas

Gusttavo Lima é hospitalizado, cancela show no festival Villa Mix e fãs se revoltam

fama Vanessa Carvalho Há 6 Horas

Influenciadora se pronuncia após ser acusada de trair marido tetraplégico

brasil Rio Grande do Sul Há 2 Horas

Avião cai em Gramado; governador diz que não há sobreviventes

esporte CBF-DENÚNCIAS Há 8 Horas

Presidente da CBF demite diretor que é amigo de Ronaldo por justa causa

fama Patrick Swayze agora mesmo

Atriz relembra cena de sexo com Patrick Swayze: "Ele estava bêbado"

fama WILLIAM-BONNER Há 5 Horas

William Bonner quebra o braço e fica de fora do Jornal Nacional no fim do ano

fama Pedro Leonardo Há 6 Horas

Por onde anda Pedro, filho do cantor Leonardo

lifestyle Smartphone Há 6 Horas

Problemas de saúde que estão sendo causados pelo uso do celular