Acionistas e ONGs pedem destituição da diretoria da Vale

Também foi pedida a convocação de uma assembleia extraordinária para que seja demonstrada como está sendo feita a "reparação integral das violações de direitos"

© Reuters / Paulo Whitaker

Economia Negócio 05/02/19 POR Folhapress

Um grupo de dez acionistas minoritários, que inclui organizações não governamentais e moradores da região de Brumadinho (MG), pediu nesta terça-feira (5) ao conselho de administração da mineradora Vale, no Rio, a destituição da diretoria executiva da empresa.

PUB

Ao conselho fiscal, o grupo também pediu a convocação de uma assembleia extraordinária para que seja demonstrada como está sendo feita a "reparação integral das violações de direitos e dos danos ambientais causados" pelo rompimento da barragem na Mina do Feijão.

"Parece claro que esses administradores da empresa são incompetentes, não conseguiram evitar o desastre mesmo sabendo dos problemas. O afastamento da diretoria é necessário para que sejam revelados aos acionistas onde a empresa falhou e o que fará para que isso não se repita", disse o advogado Danilo Chammas, da ONG Articulação dos Atingidos pela Vale, em entrevista coletiva concedida no Córrego do Feijão, bairro rural de Brumadinho e um dos mais atingidos pela lama provocada pelo rompimento da barragem na sexta-feira (25).

+ STJ decide soltar três funcionários da Vale e dois engenheiros presos

"É evidente que a manutenção dos diretores executivos em seus cargos, a cada dia que passa, compromete uma investigação isenta e profunda sobre os fatos, na medida em que essas pessoas tenderão a evitar ao máximo que a responsabilização sobre a tragédia recaia sobre eles mesmos", diz o pedido protocolado na Vale, que também cita a perda de R$ 71 bilhões no valor da companhia no pregão da Bovespa de 28 de janeiro.

O pedido dos acionistas descreve que, quando o atual diretor-presidente da companhia, Fabio Schvartsman, tomou posse no cargo em 22 de maio de 2017, assumiu "com o objetivo de realizar uma gestão marcada pela performance, estratégia, governança e sustentabilidade". O pedido transcreve trecho do discurso de Schvartsman, no qual afirmou: "Devemos adotar juntos um lema: 'Mariana nunca mais'. Que tenha sido a última vez que essa empresa esteja envolvida direta e indireta[mente] num desastre ecológico e social da dimensão que foi Mariana".

+ Vale diz não saber por que sirenes não funcionaram em Brumadinho

Os minoritários disseram que o desastre de Brumadinho "foi uma decepção". "Entendemos que a diretoria executiva que está à frente da companhia demonstrou não ter tomado as medidas necessárias para evitar uma nova tragédia decorrente do rompimento de uma barragem de rejeitos, contrariando a promessa feita quando da posse do diretor-presidente", diz o pedido dos acionistas.

Outra subscritora dos pedidos, Carolina de Moura Campos, integra o Movimento de Águas e Serras de Brumadinho, criado em 2009 depois que a comunidade de Jangada começou a receber água barrenta em suas casas. "A Vale viola direitos humanos, desrespeita a comunidade e atua com falta de transparência. Nas assembleias anuais dos acionistas, nossas colocações não foram levadas a sério. Existe um notório conflito entre Vale e moradores", disse Carolina na entrevista coletiva.

+ Decisão judicial faz Vale parar maior mina de Minas

Em nota, a Articulação criticou também "o papel atribuído à Vale como o ator responsável por gerir e divulgar dados de interesse público, imprescindíveis para a investigação deste crime ocorrido em Brumadinho". Apontou que as exigências estabelecidas pela Vale para a doação de R$ 100 mil aos atingidos "baseadas em um conceito de família que não necessariamente se observa na realidade, podem estar impondo a estas pessoas tarefas extras para a obtenção de documentos, gerar embaraços intermináveis e, em alguns casos, inviabilizar o efetivo recebimento do recurso".

A Articulação disse ainda que "a atuação da imprensa desde o rompimento da barragem de rejeitos da Vale em Brumadinho tem sido um fator essencial para a efetiva cobrança e apuração das responsabilidades por esse crime. É essencial que a cobertura da imprensa permaneça no decorrer do tempo, sensibilizando pessoas nas diferentes partes do país e do mundo a demandarem justiça por Brumadinho". Com informações da Folhapress.

Saiba mais sobre a tragédia em Brumadinho.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Rio Grande do Sul Há 18 Horas

Avião cai em Gramado; governador diz que não há sobreviventes

mundo EUA Há 22 Horas

Professora que engravidou de aluno de 12 anos é condenada

fama WILLIAM-BONNER Há 21 Horas

William Bonner quebra o braço e fica de fora do Jornal Nacional no fim do ano

lifestyle Smartphone Há 22 Horas

Problemas de saúde que estão sendo causados pelo uso do celular

fama Pedro Leonardo Há 23 Horas

Por onde anda Pedro, filho do cantor Leonardo

brasil BR-116 Há 23 Horas

Acidente com ônibus, carreta e carro deixa 38 mortos em Minas Gerais

esporte FUTEBOL-RIVER PLATE Há 22 Horas

Quatro jogadoras do River Plate são presas em flagrante por racismo

fama Vanessa Carvalho Há 22 Horas

Influenciadora se pronuncia após ser acusada de trair marido tetraplégico

mundo Síria 22/12/24

'Villa' luxuosa escondia fábrica da 'cocaína dos pobres' ligada a Assad

fama PRETA-GIL Há 22 Horas

Preta Gil permanece na UTI após cirurgia; estado é estável