Doria promete privatizar zoológico e o Jardim Botânico de São Paulo

Governador afirma que espaços fazem parte de lista com 30 projetos de desestatização

© REUTERS

Brasil Gestão 05/02/19 POR Folhapress

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou nesta terça-feira (5) que pretende privatizar o zoológico e Jardim Botânico de São Paulo. 

PUB

Os dois locais foram anunciados após a primeira reunião do Conselho de PPPs (parceria público-privadas). 

+ Covas inicia licitação dos ônibus em SP, mas sem renovação de viações

De acordo com o governador, o grupo deve tentar viabilizar mais de 30 projetos "para desonerar os cofres públicos e trazer mais eficiência aos serviços prestados à população".

Atualmente, tanto o zoológico como o Jardim Botânico já cobram entrada dos visitantes. Em países como os Estados Unidos, é comum que zoológicos pertençam a entidades privadas, como fundações. 

As desestatizações são uma das apostas de Doria  -que, na prefeitura, não conseguiu tirar do papel nenhuma das ações na área prometidas. 

No fim do último mês, em evento do banco Credit Suisse, Doria anunciou que pretende conceder à iniciativa privada 23 aeroportos regionais, a Hidrovia Tietê-Paraná, o Porto de São Sebastião (no litoral paulista) e todas as rodovias que ainda não foram concedidas. 

"O Porto de São Sebastião será privatizado. É um porto importante no escoamento de produção do agro, mas ao receber investimento privado poderá ser capacitado para ampliar muito", afirmou o governador.

Ele também defendeu a privatização do Porto de Santos, que é do governo federal -o ministro de Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, que falou mais tarde no mesmo evento, afirmou que essa possibilidade não está em estudo. 

Em relação à concessão os aeroportos regionais, Doria afirmou que ela deve ocorrer "nos próximos dois anos".

"Falta a gestão privada na administração aeroportuária, com isso oferecendo outro modal, seja para o turismo, seja para o setor de carga", disse. 

A privatização da Hidrovia Tietê Paraná também foi mencionada como uma forma de ampliar os modais de escoamento de carga. "Poderemos levar carga do Brasil até o Uruguai, a Argentina, o Paraguai, fazendo a ligação desde o MS até fronteira. Um modal muito mais econômico do que caminhões", disse. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica Polícia Federal Há 11 Horas

Bolsonaro pode ser preso por plano de golpe? Entenda

esporte Indefinição Há 11 Horas

Qual será o próximo destino de Neymar?

fama MAIDÊ-MAHL Há 11 Horas

Polícia encerra inquérito sobre Maidê Mahl; atriz continua internada

justica Itaúna Há 11 Horas

Homem branco oferece R$ 10 para agredir homem negro com cintadas em MG

economia Carrefour Há 9 Horas

Se não serve ao francês, não vai servir aos brasileiros, diz Fávaro, sobre decisão do Carrefour

brasil Brasil Há 6 Horas

Jovens fogem após sofrerem grave acidente de carro; vídeo

fama Segunda chance 21/11/24

Famosos que sobreviveram a experiências de quase morte

brasil São Paulo Há 11 Horas

Menina de 6 anos é atropelada e arrastada por carro em SP; condutor fugiu

fama Documentário Há 3 Horas

Diagnosticado com demência, filme conta a história Maurício Kubrusly

fama Harry e Meghan Markle Há 2 Horas

Harry e Meghan Markle deram início ao divórcio? O que se sabe até agora