Doria promete privatizar zoológico e o Jardim Botânico de São Paulo

Governador afirma que espaços fazem parte de lista com 30 projetos de desestatização

© REUTERS

Brasil Gestão 05/02/19 POR Folhapress

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou nesta terça-feira (5) que pretende privatizar o zoológico e Jardim Botânico de São Paulo. 

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Os dois locais foram anunciados após a primeira reunião do Conselho de PPPs (parceria público-privadas). 

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De acordo com o governador, o grupo deve tentar viabilizar mais de 30 projetos "para desonerar os cofres públicos e trazer mais eficiência aos serviços prestados à população".

Atualmente, tanto o zoológico como o Jardim Botânico já cobram entrada dos visitantes. Em países como os Estados Unidos, é comum que zoológicos pertençam a entidades privadas, como fundações. 

As desestatizações são uma das apostas de Doria  -que, na prefeitura, não conseguiu tirar do papel nenhuma das ações na área prometidas. 

No fim do último mês, em evento do banco Credit Suisse, Doria anunciou que pretende conceder à iniciativa privada 23 aeroportos regionais, a Hidrovia Tietê-Paraná, o Porto de São Sebastião (no litoral paulista) e todas as rodovias que ainda não foram concedidas. 

"O Porto de São Sebastião será privatizado. É um porto importante no escoamento de produção do agro, mas ao receber investimento privado poderá ser capacitado para ampliar muito", afirmou o governador.

Ele também defendeu a privatização do Porto de Santos, que é do governo federal -o ministro de Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, que falou mais tarde no mesmo evento, afirmou que essa possibilidade não está em estudo. 

Em relação à concessão os aeroportos regionais, Doria afirmou que ela deve ocorrer "nos próximos dois anos".

"Falta a gestão privada na administração aeroportuária, com isso oferecendo outro modal, seja para o turismo, seja para o setor de carga", disse. 

A privatização da Hidrovia Tietê Paraná também foi mencionada como uma forma de ampliar os modais de escoamento de carga. "Poderemos levar carga do Brasil até o Uruguai, a Argentina, o Paraguai, fazendo a ligação desde o MS até fronteira. Um modal muito mais econômico do que caminhões", disse. Com informações da Folhapress.

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