Guaidó ordena a militares que permitam entrada de ajuda humanitária

"De novo, às Forças Armadas, uma ordem direta: permitam a entrada da ajuda humanitária necessária para atender as suas famílias, irmã, mãe, mulher", disse

© DR

Mundo Venezuela 06/02/19 POR Lusa

O autoproclamado presidente interino da Venezuela, Juan Guaidó, ordenou nesta quarta-feira (6) às Forças Armadas que permitam a entrada de ajuda humanitária no país. "De novo, às Forças Armadas, uma ordem direta: permitam a entrada da ajuda humanitária necessária para atender as suas famílias, irmã, mãe, mulher que, com certeza, necessitam de suprimentos e alguns deles, lamentavelmente, com certeza também terão infecções", disse.

PUB

Juan Guaidó falava em Caracas, na Universidade Católica Andrés Bello, durante um evento com representantes agroindustriais, da Federação de Produtores de Gado da Venezuela e da Confederação das Associações de Produtores Agropecuários da Venezuela.

+ Guaidó escolhe embaixadora para representar Venezuela no Brasil

Desde o último dia 23 de janeiro, quando se autoproclamou presidente interino da Venezuela, Juan Guaidó tem insistido que os militares devem permitir a entrada de ajuda humanitária no país, proveniente de três centros de acolhimento internacionais, no Brasil, na Colômbia e numa ilha do Caribe.

A ajuda humanitária internacional destina-se, inicialmente, ao atendimento de mais de 300 mil pessoas que estão em risco no país, adiantou segundo Guaidó.

A imprensa venezuelana aponta a existência de ajuda humanitária na localidade colombiana de Cucúta, nas proximidades da fronteira.

+ Assembleia Nacional aprova entrada de ajuda na Venezuela

Ainda de acordo com os meios de comunicação locais, supostos militares teriam bloqueado, do lado venezuelano, uma ponte que liga o país à Colômbia, na localidade de Tienditas.

De acordo com Alba Pereira, da organização não-governamental Between Two Lands, a circulação pela ponte foi bloqueada hoje por funcionários da Guarda Nacional Bolivariana (polícia militar).

Segundo o deputado opositor venezuelano Franklyn Duarte, os militares bloquearam a estrutura por supor que a ajuda humanitária passaria por lá para entrar na Venezuela.

+ EUA enviam ajuda à fronteira da Venezuela, mas logística é mistério

Para Juan Guaidó, a recepção de ajuda humanitária é um "teste" às Forças Armadas Venezuelanas, que terão de decidir entre permitir a entrada daquela ou continuar leais, como até agora têm estado, ao presidente da Venezuela, Nicolás Maduro.

Crise política

A crise política na Venezuela agravou-se em 23 de janeiro, quando o líder da Assembleia Nacional, Juan Guaidó, se autoproclamou presidente da República interino e declarou que assumia os poderes executivos de Nicolás Maduro.

Maduro, 56 anos, chefe de Estado desde 2013, recusou o desafio de Guaidó e denunciou a iniciativa do presidente do parlamento, maioritariamente da oposição, como uma tentativa de golpe de Estado liderada pelos Estados Unidos.

Segundo as Nações Unidas, desde 2015 mais de 2,3 milhões de venezuelanos abandonaram a Venezuela, para escapar da crise política, econômica e social. Com informações da Lusa.

 Leia também: Explosão de gás provoca incêndio em prédio nos EUA; há desaparecidos

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Rio Grande do Sul Há 20 Horas

Avião cai em Gramado; governador diz que não há sobreviventes

mundo EUA Há 23 Horas

Professora que engravidou de aluno de 12 anos é condenada

fama WILLIAM-BONNER Há 22 Horas

William Bonner quebra o braço e fica de fora do Jornal Nacional no fim do ano

lifestyle Smartphone Há 23 Horas

Problemas de saúde que estão sendo causados pelo uso do celular

esporte FUTEBOL-RIVER PLATE Há 23 Horas

Quatro jogadoras do River Plate são presas em flagrante por racismo

fama Vanessa Carvalho Há 23 Horas

Influenciadora se pronuncia após ser acusada de trair marido tetraplégico

brasil ACIDENTE-MG Há 20 Horas

Sobe para 41 o número de mortos em acidente entre ônibus e carreta em MG

esporte MICHAEL-SCHUMACHER Há 22 Horas

Filha anuncia gravidez, e Michael Schumacher será avô

fama HELÔ-PINHEIRO Há 20 Horas

Helô Pinheiro se emociona ao ouvir 'Garota de Ipanema' na voz de Seu Jorge

brasil CHUVA-SP Há 23 Horas

Chuva causa uma morte, derruba árvores e provoca apagão em São Paulo