May volta a Bruxelas para negociações do 'Brexit'

Objetivo da primeira-ministra britânica é resolver impasse acerca da fronteira entre República da Irlanda e Irlanda do Norte

© DR

Mundo impasse 07/02/19 POR Notícias Ao Minuto

A primeira-ministra britânica Theresa May está em Bruxelas, nesta quinta-feira (7), para "convencer" os presidentes da Comissão Europeia e do Conselho Europeu a renegociar o mecanismo de salvaguarda irlandês, incluído no acordo de saída do Reino Unido da União Europeia (UE).

PUB

O périplo de May pelas instituições europeias na capital belga terá início às 11h locais (8h em Brasília), quando ela será recebida pelo presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker. Na sequência, a primeira-ministra britânica deve se encontrar com o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, numa reunião agendada para às 15h (12h em Brasília).

Este será o primeiro deslocamente de May a Bruxelas desde que o parlamento britânico aprovou, em 29 de janeiro, uma proposta que preconiza a substituição do chamado "backstop" para a fronteira irlandesa, inscrito no acordo de saída do Reino Unido da União Europeia. A líder do governo britânico terá a difícil missão de demover Juncker e Tusk, inabaláveis no seu propósito de não renegociar a questão.

Um dia antes da visita de May, e no âmbito dos seus encontros individuais com o primeiro-ministro irlandês, Leo Varadkar, os dois políticos repetiram que nem o acordo de saída entre Bruxelas e Londres, negociado em novembro do ano passado e endossado pelos chefes de Estado e de Governo dos países membros no final daquele mês, nem o mecanismo de salvaguarda da fronteira irlandesa serão renegociados.

"Tenho me questionado como será o lugar especial no inferno reservado àqueles que promoveram o 'Brexit' sem terem sequer o esboço de um plano para realizá-lo em segurança", declarou Tusk nessa quarta-feira (6).

Num discurso duro, o presidente do Conselho Europeu reafirmou o seu compromisso com a República da Irlanda e lembrou que a posição da UE é "clara" e não haverá qualquer concessão.

"O Conselho Europeu de dezembro decidiu que o acordo de saída não será alvo de uma renegociação", completou, dizendo esperar que a líder do Governo britânico traga na mala uma solução "realista" para resolver o impasse criado em 15 de janeiro, na Câmara dos Comuns, e para evitar uma saída desordenada do Reino Unido da UE em 29 de março.

+ Após crise dos 'coletes amarelos', Macron recupera aprovação

A própria Theresa May já reconheceu que renegociar o "backstop" não será fácil, especificamente a cláusula relativa à "rede de segurança" para a fronteira irlandesa.

O acordo do "Brexit" inclui um mecanismo de salvaguarda, conhecido como "backstop", que pretende evitar a volta de uma fronteira física entre a República da Irlanda, estado-membro da UE, e a província britânica da Irlanda do Norte.

O "backstop" consiste na criação de "um território aduaneiro único" entre UE e Reino Unido, no qual as mercadorias britânicas teriam "acesso sem taxas e sem quotas ao mercado" da UE e que garantiria que a Irlanda do Norte se manteria alinhada com as normas do mercado único "essenciais para evitar uma fronteira rígida".

Este mecanismo só seria ativado caso a parceria futura entre Bruxelas e Londres não ficasse fechada antes do final do período de transição, que termina a 31 de dezembro de 2020 e que poderá ser prorrogado uma única vez por uma duração limitada. Com informações da Lusa.

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Dinheiro Há 13 Horas

Entenda o que muda no salário mínimo, no abono do PIS e no BPC

tech Aplicativo Há 13 Horas

WhatsApp abandona celulares Android antigos no dia 1 de janeiro

brasil Tragédia Há 6 Horas

Sobe para 14 o número desaparecidos após queda de ponte

mundo Estados Unidos Há 13 Horas

Momento em que menino de 8 anos salva colega que engasgava viraliza

fama Condenados Há 21 Horas

Famosos que estão na prisão (alguns em prisão perpétua)

fama Realeza britânica Há 6 Horas

Rei Chales III quebra tradição real com mensagem de Natal

brasil Tragédia Há 14 Horas

Vereador gravou vídeo na ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira pouco antes de desabamento

fama Emergência Médica Há 14 Horas

Gusttavo Lima permanece internado e sem previsão de alta, diz assessoria

brasil Tragédia Há 13 Horas

Mãe de dono da aeronave que caiu em Gramado morreu em acidente com avião da família há 14 anos

fama Hollywood Há 9 Horas

Autora presta apoio a Blake Lively após atriz acusar Justin Baldoni de assédio