© Reprodução/Twitter
O Longjiang-2, que está no lado oculto da Lua, voltou a capturar imagens do satélite da Terra. Desta vez, o nosso planeta aparece pequenininho, ao fundo, tornando a imagem divulgada no domingo (3) ainda mais especial.
PUB
A sonda de comunicações Queqiao e o Longjiang-2 estão na óbita lunar desde junho do ano passado. Eles foram lançados pela Administração Espacial Nacional da China (CNSA) e integram uma missão de sucesso para uma parte até então não conhecida da Lua.
+ Vazamento de privada na estação espacial faz água flutuar no espaço
A sonda lunar Chang’e-4, lançada em dezembro passado, pousou no lado mais distante da Lua e, desde então, tem enviado imagens panorâmicas à Terra. Contudo, como explica o 'Gizmodo', nada disso seria possível sem o Longjiang-2 e o Queqiao, que atuam como satélites de retransmissão, permitindo que os controladores da missão permaneçam em contato com a Chang’e-4 enquanto ela trabalha no lado oculto da Lua.
O Longjiang-2 é um microssatélite que mede 50,8 centímetros de diâmetro e está equipado com uma câmera óptica. Ele fez as suas primeiras imagens em junho de 2018, mas teve a atividade interrompida temporariamente em janeiro deste ano, quando a CNSA monitorava o pouso da Chang’e-4, pois entrou em um período de silêncio para minimizar interferências.
Espera-se que mais fotos da Lua sejam enviadas na próxima semana.
This photo of Earth and the Lunar farside, maybe our best ever, was taken yesterday by the Chinese Lunar satellite DSLWP-B (Longjiang-2). The Dwingeloo telescope downloaded the photo from the satellite this morning. More info at https://t.co/sKt7w9mol9 pic.twitter.com/IsnyvqekTz
— Dwingeloo Telescoop (@radiotelescoop) 4 de fevereiro de 2019