Palocci diz que Lula sabia que seria alvo de fase da Lava Jato

Segundo o ex-ministro, funcionários do Instituto Lula fizeram 'uma limpa' em arquivos que os comprometiam e lamentaram que o ex-presidente não tenha feito o mesmo

© Rodolfo Buhrer / Reuters

Política vazamento 08/02/19 POR Notícias Ao Minuto

O ex-ministro Antonio Palocci disse em delação premiada que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sabia da 24ª fase da Lava Jato, que o levou à força para depor, em março de 2016. Segundo o 'G1', o depoimento de Palocci é parte de uma investigação sobre o vazamento dessa fase da operação.

PUB

De acordo com o ex-ministro, o presidente do Instituto Lula, Paulo Okamoto, e a assessora, Clara Antl, sabiam que a operação contra o petista seria realizada, mas não sabiam se ele seria preso ou conduzido coercitivamente. Palocci disse que Okamoto contou ter "feito uma limpa" na casa dele em Atiabaia, assim como Clara.

+ Lula está 'revoltado' com sentença, revela advogado de defesa

Segundo o ex-ministro, os funcionários do instituto lamentaram o fato de Lula não ter feito o mesmo, pois, na ocasião, foram encontrados documentos comprometedores na casa do ex-presidente, em São Bernardo do Campo, e no sítio em Atibaia.

Palocci disse ainda que documentos relevantes deixaram de ser apreendidos na sede do Instituto Lula e na casa de assessores do ex-presidente do local. O ex-ministro alegou ter tratado diretamente com Clara sobre um HD no qual eram guardados os registros de todas as reuniões feitas por Lula em seus dois governos. Os arquivos não teriam sido levados pela Polícia Federal (PF).

Vazamento

A auditora da Receita Federal Rosicler Veigel, que atuava na Lava Jato, informou à PF que, em fevereiro de 2016, contou ao então namorado, o jornalista Francisco José de Abreu Duarte, que uma "bomba" relacionada a Lula estava prestes a "estourar".

Rosicler disse ainda que levou cópias de documentos da operação em que o petista seria alvo para casa. Contudo, ela nega ter entregue esses documentos ao ex-namorado e o acusa de ter retirado os papéis da bolsa dela, sem que ela soubesse.

O jornalista, por sua vez, confirmou que vazou as informações para o 'Blog da Cidadania', mas negou que partiram da auditora e invocou o direito constitucional para proteger a fonte. Ele disse que manteve uma cópia da decisão judicial sobre Lula que estava na bolsa de Rosicler. Considerando que muitas informações da operação costumavam vazar, o jornalista afirmou que não se arrepende da divulgação.

A PF concluiu o inquérito no dia 16 de janeiro. Agora, o Ministério Público Federal (MPF) avalia se oferece ou não denúncia à Justiça.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Rio Grande do Sul Há 10 Horas

Avião cai em Gramado; governador diz que não há sobreviventes

mundo EUA Há 13 Horas

Professora que engravidou de aluno de 12 anos é condenada

fama GUSTTAVO-LIMA Há 16 Horas

Gusttavo Lima é hospitalizado, cancela show no festival Villa Mix e fãs se revoltam

fama WILLIAM-BONNER Há 12 Horas

William Bonner quebra o braço e fica de fora do Jornal Nacional no fim do ano

brasil BR-116 Há 14 Horas

Acidente com ônibus, carreta e carro deixa 38 mortos em Minas Gerais

fama Pedro Leonardo Há 14 Horas

Por onde anda Pedro, filho do cantor Leonardo

lifestyle Smartphone Há 13 Horas

Problemas de saúde que estão sendo causados pelo uso do celular

esporte FUTEBOL-RIVER PLATE Há 13 Horas

Quatro jogadoras do River Plate são presas em flagrante por racismo

fama Vanessa Carvalho Há 13 Horas

Influenciadora se pronuncia após ser acusada de trair marido tetraplégico

fama Afogamento Há 23 Horas

Famosos que morreram afogados: Casos mais impactantes