Sudoku e palavras cruzadas estimulam o raciocínio e conquistam adeptos

Conheça histórias de pessoas que se acham viciadas na brincadeira

© Getty Images

Lifestyle Atividades 11/02/19 POR Folhapress

Palavras cruzadas e sudoku (pronuncia-se "súdôku") são febre entre os fãs de passatempos. Quanto mais a pessoa pratica, mais ela adquire técnicas para melhorar na atividade e buscar níveis mais difíceis. Mas algumas dicas são chave na hora de solucionar as brincadeiras.

PUB

De acordo com Adriano Mussolin, editor da Recreativa, para os dois jogos a principal é ser persistente. Para ele, quanto mais vezes a pessoa fizer, mais rápido pegará o jeito, além de melhorar o raciocínio.

+ As melhores cidades para quem deseja trabalhar remotamente

"É um processo dedutivo a princípio. Como no sudoku não pode repetir o mesmo número em nenhuma linha, o poder de intuição fala mais alto. É preciso fazer rascunhos a lápis antes de colocar o resultado final", aponta.

As regras básicas do sudoku são: as linhas horizontais e verticais devem ser preenchidas por números de 1 a 9, assim como os blocos. Não há espaço para repetições. Por isso, sudoku é uma abreviação de "suuji wa dokushin ni kagiru", que se aproxima no português de "dígitos devem permanecer únicos".

Mussolin diz que muita gente pode achar o jogo impossível de solucionar, mas ressalta que isso não é verdade. "Quando ficar difícil, a dica é ir vendo algumas das respostas só para melhorar o caminho. Com o tempo, esse processo não precisará mais ser feito", analisa. Dar uma relaxada e deixar a cabeça espairecer para resolver mais tarde é outra boa opção.

As palavras cruzadas também são um desafio e tanto. Para Adriana Lima, editora da Coquetel, a prática dos passatempos "potencializa a concentração e o raciocínio lógico e energiza as atividades cognitivas."

Ela lembra que as palavras cruzadas constituem um dos instrumentos usados por médicos para o tratamento da doença de Alzheimer. "Eles chamam esse exercício de ginástica cerebral. Quanto mais informações o cérebro recebe, mais sedento por novos dados ele vai ficar", analisa a editora.

Como dica para mandar bem nas cruzadinhas, a profissional diz que o ideal é começar pelo nível mais fácil e ir aumentando gradativamente. "Sempre resolvendo primeiro as questões que já sabe. As outras serão facilitadas pelos cruzamentos de letras e palavras. O banco de palavras que aparece na posição inferior do diagrama traz muitas dicas boas. As ilustrações e os exemplos marcados nos diagramas também podem ajudar bastante", conclui.

A dona de casa Maria Preciosa Correia Barata Garcia, 68, é fã de passatempos. De acordo com ela, um mesmo jogo, por vezes, dura o dia inteiro. "Gosto de fazer, me distrai. A cruzada de domingo eu faço por etapas, no decorrer do dia. Meu marido compra o jornal de novo no dia seguinte para conferir. Tenho muitas guardadas que ainda não terminei", diz Maria, que já apresentou a brincadeira para a neta. "Ela gosta e já aprendeu vários sinônimos por causa disso."

Já a economista carioca Emma Urzedo Rocha, 65, tem mais familiaridade com números e, por isso, considera-se uma "viciada" em sudoku. "Tenho adoração. E isso veio por conta das cruzadinhas, que eu também praticava muito antes. Já faz uns dez anos. Eu me entusiasmei por essa brincadeira. Chego a fazer religiosamente todos os dias, inclusive antes de dormir."

O rapper e poeta piauiense Dasilva, 31, revela que as palavras cruzadas o ajudam a compor. "Faço duas cruzadas por dia há 11 anos. Eu aprendo muito, aumento meu repertório para músicas e acho legal." Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Dinheiro Há 9 Horas

Entenda o que muda no salário mínimo, no abono do PIS e no BPC

mundo Estados Unidos Há 9 Horas

Momento em que menino de 8 anos salva colega que engasgava viraliza

fama Patrick Swayze Há 23 Horas

Atriz relembra cena de sexo com Patrick Swayze: "Ele estava bêbado"

brasil Tragédia Há 2 Horas

Sobe para 14 o número desaparecidos após queda de ponte

brasil Tragédia Há 10 Horas

Vereador gravou vídeo na ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira pouco antes de desabamento

tech Aplicativo Há 9 Horas

WhatsApp abandona celulares Android antigos no dia 1 de janeiro

fama Emergência Médica Há 10 Horas

Gusttavo Lima permanece internado e sem previsão de alta, diz assessoria

fama Condenados Há 17 Horas

Famosos que estão na prisão (alguns em prisão perpétua)

brasil Tragédia Há 9 Horas

Mãe de dono da aeronave que caiu em Gramado morreu em acidente com avião da família há 14 anos

fama 80s Há 19 Horas

Os casais mais icônicos dos anos 1980