São Paulo é eliminado pelo Talleres na Libertadores

O tricolor acumula uma queda por ano em casa desde 2013

© Getty Images

Esporte queda 14/02/19 POR Folhapress

Sob vaias e xingamentos aos jogadores, ao técnico André Jardine e ao presidente Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco, o São Paulo deu adeus à Libertadores.

PUB

Nesta quarta (13), a equipe empatou com o Talleres por 0 a 0, no Morumbi, pela segunda fase da principal competição sul-americana. O placar foi insuficiente porque, no jogo de ida, realizado há uma semana, os argentinos haviam vencido por 2 a 0, em Córdoba.

+ Alojamento das categorias de base do Botafogo é interditado em Niterói

A desclassificação deixa o treinador André Jardine em situação delicada. Efetivado no cargo em novembro de 2018, após a demissão de Diego Aguirre, ele corre o risco de ser demitido. 

Cuca, que deixou o Santos no final do ano passado, é o nome mais cotado para assumir o comando do clube caso a demissão se confirme.

A pressão pela demissão de Jardine ganhou força com a derrota para o Talleres no jogo de ida. Ele foi uma aposta de Raí, diretor de futebol do clube. Desde que foi confirmado no cargo, Jardine tem um desempenho de 38,5%. São seis derrotas, quatro vitórias e três empates.

Além da campanha ruim, Jardine não conseguiu dar um padrão tático para a equipe neste início de temporada. O São Paulo investiu cerca de R$ 44 milhões em reforços -mais da metade na contratação do atacante Pablo, que custou 26,6 milhões.

A eliminação foi a sétima do São Paulo em seu estádio, palco da conquista da Libertadores de 1992 e 2005, desde 2013. Em dezembro de 2012, o time levantou seu último troféu no local, na Sul-Americana.

As outras seis quedas em casa foram para Corinthians (2013) e Penapolense (2014), pelo Campeonato Paulista, Bragantino (2014) e Athletico-PR (2018), pela Copa do Brasil, e diante do Atlético Nacional (2014) e do Defensa y Justicia (2017), pela Sul-Americana. 

Com a queda precoce, o time tem sua pior participação na história do torneio. O clube havia sido eliminado na fase de grupos em 1978, 1982 e 1987. Nessa fase preliminar, que começou a ser disputada em 2005, o time paulista jamais havia sido eliminado -disputou em 2013 e 2016.

O clube do Morumbi é o terceiro brasileiro eliminado na fase preliminar do torneio.

O Corinthians, contra o Tolima (COL) em 2011, e a Chapecoense, no ano passado, diante do Nacional (URU), foram os outros.

Nesta quarta-feira, a equipe demonstrou apatia, desentrosamento e nervosismo. Jardine escalou a equipe com Willian Farias no lugar de Jucilei. As outras alterações em relação ao último jogo foram as entradas de Helinho e Diego Souza nas vagas de Nenê e Hudson, que cumpria suspensão. 

Assim, o time teve apenas um volante de marcação, e Hernanes atuou mais recuado. O time, porém, teve dificuldades na criação das jogadas e criou apenas uma oportunidade na etapa inicial. O lance foi em um cruzamento de Helinho para Diego Souza que, livre, cabeceou para fora. 

O Talleres conseguiu controlar o jogo e até se arriscou ao ataque, mas também não exigiu do goleiro Tiago Volpi.

No segundo tempo, o São Paulo voltou um pouco melhor. Jardine ainda colocou Nenê e Araruna nas vagas de Helinho e Bruno Peres, respectivamente. A situação, porém, não mudou, e o time tricolor não mostrou nada que empolgasse a torcida. O atacante Everton ainda foi expulso. 

Tanto é que, antes da metade da etapa complementar, os torcedores começaram a vaiar a equipe e gritar "time sem vergonha". A torcida ainda gritou o nome de Muricy Ramalho, técnico tricampeão brasileiro com o time e hoje comentarista na televisão.

SÃO PAULO

Tiago Volpi; Bruno Peres (Araruna), Arboleda, Bruno Alves, Reinaldo; Willian Farias (Antony), Hernanes, Diego Souza; Helinho (Nenê), Pablo, Éverton. T.: André Jardine

TALLERES

Herrera; Godoy, Tenaglia, Komar, Díaz; Pochettino (Gandolfi), Cubas, Guiñazu, Ramírez; Palacios (Arias), Dayro Moreno (Valoyes). T.: Juan Pablo Vojvoda

Estádio: Morumbi, em São Paulo

Juiz: Roddy Zambrano (EQU)

Cartões amarelos: Bruno Peres, Éverton e Hernanes (São Paulo); Herrera e Díaz (Talleres)

Cartão vermelho: Éverton (São Paulo)

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Rio Grande do Sul Há 23 Horas

Avião cai em Gramado; governador diz que não há sobreviventes

economia Dinheiro Há 4 Horas

Entenda o que muda no salário mínimo, no abono do PIS e no BPC

brasil ACIDENTE-MG Há 23 Horas

Sobe para 41 o número de mortos em acidente entre ônibus e carreta em MG

fama CHRIS-BROWN Há 23 Horas

Chris Brown transforma o Allianz em balada pop R&B

fama Kate Middleton Há 23 Horas

Kate Middleton grava mensagem especial de Natal

fama Patrick Swayze Há 18 Horas

Atriz relembra cena de sexo com Patrick Swayze: "Ele estava bêbado"

fama Tragédias Há 21 Horas

Modelos que morreram em circunstâncias trágicas: Um caso recente

mundo Estados Unidos Há 4 Horas

Momento em que menino de 8 anos salva colega que engasgava viraliza

fama Mal de parkinson Há 19 Horas

Famosos que sofrem da doença de Parkinson

mundo Guerra na Ucrânia Há 23 Horas

"Vão lamentar". Putin promete mais destruição na Ucrânia