Parece que Bolsonaro usa o filho para pedir saída de ministro, diz Maia

"Se ele está com algum problema, ele tem que comandar a solução, e não pode misturar família com isso, gerando insegurança", completou chefe da Câmara

© Adriano Machado/Reuters

Política Tensão 14/02/19 POR Notícias Ao Minuto

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), falou nesta quinta-feira (14) sobre a crise que se abriu no governo, após reportagens da Folha de S. Paulo levantarem suspeitas sobre criação de candidatos laranjas, por parte do PSL, como forma de conseguir recursos públicos para campanhas eleitorais.

PUB

O ministro da Secretaria-Geral, Gustavo Bebianno, então presidente do partido de Jair Bolsonaro, é apontado como responsável por ter autorizado a liberação das verbas do fundo partidário para tais candidaturas. Por isso, tem sido alvo dos filhos do presidente.

Um deles, Carlos Bolsonaro, chegou a dizer, em uma rede social, nesta quarta-feira (14), que Bebianno mentiu ao afirmar que estava em contato com Bolsonaro. Para isso, usou como prova um áudio que teria sido enviado pelo próprio presidente ao ministro. Bolsonaro, por sua vez, endossou a posição de Carlos e compartilhou a publicação.

+ Bebianno: 'Não se dá um tiro na nuca do seu próprio soldado'

+ Nanico até 2018, PSL cresceu com Bolsonaro e agora vive escândalo

+ Moro diz cumprir ordem de Bolsonaro para investigar laranjas no PSL

"A impressão que dá é que o presidente está usando o filho para pedir para o Bebianno sair. E ele é presidente da República, não é? Não é mais um deputado, ele não é presidente da associação dos militares", declarou Maia ao blog da Andreia Sadi, no portal G1.

"Então, se ele está com algum problema, ele tem que comandar a solução, e não pode, do meu ponto de vista, misturar família com isso porque acaba gerando insegurança, uma sinalização política de insegurança para todos", afirmou o presidente da Câmara.

Maia ainda falou sobre os riscos causados pelo episódio. "Olha, eu não gosto de ficar me movendo nas relações familiares, mas eu acho que o episódio do Bebianno não tem relação com o Bebianno. O Bebianno transferiu dinheiro para o diretório [do PSL], não é? Ou para uma candidata de um estado. Qualquer presidente de partido poderia passar por isso. Você transformar isso numa crise dentro do Palácio do Planalto, eu acho que é risco muito grande pra um governo que precisa analisar a liderança, unidade, porque vai ter desafios importantes começando pela Previdência", declarou.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Uberlândia Há 5 Horas

Influenciadora morre arrastada por enchente em Minas Gerais

fama Kate Cassidy Há 5 Horas

Namorada se revolta com resgate de Liam Payne: 'Poderia ser salvo'

lifestyle Viajar para a europa Há 20 Horas

Mudanças nas viagens para a Europa: O que brasileiros precisam saber

fama RAFA-KALIMANN Há 22 Horas

Rafa Kalimann e Allan Souza Lima terminam relacionamento após um ano de namoro

economia 13º salário Há 5 Horas

INSS inicia pagamento do 13º salário para mais de 2 milhões de pessoas

fama MARCOS-HARTER Há 21 Horas

Ex-BBB Marcos Harter tenta censura prévia contra Record, mas Justiça nega pedido

fama Ilhas Há 23 Horas

Famosos e suas ilhas privadas: Quem é o dono de um refúgio brasileiro?

fama Kanye West Há 21 Horas

Modelo processa Kanye West por alegada agressão em videoclipe

fama MARIA-FLOR Há 23 Horas

Todo mundo diz que tenho cara de boazinha, mas sou brava, diz Maria Flor

fama TV Há 18 Horas

Elizabeth Savala faz 70 anos e negocia volta à TV