Notícias Ao Minuto

Saiba quem é Floriano Peixoto, substituto de Bebianno no governo

General da reserva é mineiro, tem 64 anos, e se tornou o oitavo ministro egresso da área militar no governo, que tem 22 pastas

General da reserva é mineiro, tem 64 anos, e se tornou o oitavo ministro egresso da área militar no governo, que tem 22 pastas

© Fernando Frazão/Agência Brasil 

Política Perfil 19/02/19 POR Folhapress

O novo secretário-geral da Presidência, Floriano Peixoto Vieira Neto, é um oficial com larga experiência no exterior. Foi instrutor nos EUA e, em 2004, estava lotado como coronel na 5ª Subchefia do Estado-Maior do Exército, prestigioso núcleo de planejamento estratégico.

PUB

O general da reserva era secretário-executivo da pasta e foi anunciado nesta segunda (18) pelo porta-voz da Presidência, general Otávio Rêgo Barros. Ele substitui Gustavo Bebianno, demitido após a crise política desencadeada pelo esquema de candidaturas laranjas no PSL, revelado pela Folha de S.Paulo.

Do cargo no Exército foi para o Haiti para ser chefe de operações na primeira leva de brasileiros liderando a missão de paz da ONU na ilha, comandada pelo general Augusto Heleno (hoje no Gabinete de Segurança Institucional).

+ Bolsonaro faz vídeo para elogiar e agradecer Bebianno após demiti-lo

+ Oposição quer que Bebianno preste esclarecimentos sobre laranjas

Voltaria ao Haiti como o comandante militar da força entre 2009 e 2010, coordenando a resposta à emergência do terremoto que devastou o país.

Não obteve a quarta estrela de general devido a uma disputa entre superiores e foi à reserva. Acabou prestigiado, assim como outro colega na mesma situação, o hoje ministro Carlos Alberto dos Santos Cruz (Secretaria de Governo), com convite para trabalhar para as Nações Unidas.

A "turma do Haiti", composta por oficiais que pela ilha estiveram, tem três ministros (Heleno, Floriano e Santos Cruz) no Planalto. Também serviu por lá o porta-voz, general Otávio do Rêgo Barros.

Floriano Peixoto é mineiro, tem 64 anos, e nenhum parentesco com o marechal e segundo presidente do Brasil. Ele se tornou o oitavo ministro egresso da área militar no governo, que tem 22 pastas.

Além do Bolsonaro, que é capitão reformado, já vieram do Exército nomes como o vice-presidente Hamilton Mourão (general da reserva) e os ministros Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional, general da reserva) e Carlos Alberto dos Santos Cruz (Secretaria de Governo, general da reserva).

Também compõem a ala militar do governo o general Fernando de Azevedo e Silva (Defesa), o capitão Tarcísio Gomes de Freitas (Infraestrutura), o tenente-coronel da FAB (Força Aérea Brasileira) Marcos Pontes (Ciência e Tecnologia), o almirante Bento Costa Albuquerque (Minas e Energia) e o capitão Wagner Rosário (Transparência). Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Fernanda Torres Há 19 Horas

Atriz que recusou papel de Fernanda Torres confessa arrependimento

economia Imposto de Renda Há 19 Horas

Sem aprovação de lei, tabela do IR fica congelada em 2025

fama Ana Hickmann Há 20 Horas

Ana Hickmann é condenada a pagar pensão compensatória ao ex-marido

mundo Espanha Há 21 Horas

Homem que ganhou R$ 6,4 milhões na loteria é encontrado morto em casa

economia INSS-BENEFÍCIOS Há 20 Horas

Saiba quem pode pedir revisão do benefício do INSS em 2025

fama Paris Hilton Há 21 Horas

Paris Hilton mostra mansão totalmente destruída pelo fogo; veja o vídeo

fama Bastidores Há 11 Horas

Claudia Leitte bloqueou Ivete Sangalo? Empresário explica suposta treta

economia INSS-APOSENTADORIA Há 16 Horas

Aposentadorias acima do mínimo terão reajuste de 4,77% e teto do INSS será de R$ 8.157,40 em 2025

brasil Dengue Há 18 Horas

Dengue: sorotipo 3 volta a circular no país e preocupa autoridades

politica Governo Lula Há 19 Horas

Lula convoca reunião para discutir decisão da Meta e fala em 'soberania'