Fórmula Indy terá proteção no cockpit inspirada em aviões do tipo caça

A estrutura de cerca de sete centímetros de altura terá a primeira aparição em 24 de abril, data de início dos testes em Indianápolis

© Reuters

Esporte Automobilismo 20/02/19 POR Estadao Conteudo

A Fórmula Indy terá nesta temporada um novo dispositivo de segurança. A chamada proteção frontal avançada consiste em uma peça de titânio a ser instalada no cockpit para evitar que a cabeça do piloto seja atingida por detritos da pista. A estrutura de cerca de sete centímetros de altura terá a primeira aparição em 24 de abril, data de início dos testes em Indianápolis.

PUB

A proteção, que é uma espécie de para-brisa, começou a ser avaliada em 2012, mas os testes se intensificaram a partir do ano passado. A aposta da Indy é encontrar uma alternativa ao halo, que é usado na Fórmula 1, mas que não pode ser aplicado na categoria americana por limitações da estrutura do chassi.

Veja também: Corinthians aposta nos passes de Sornoza para avançar na Copa do Brasil

Para desenvolver a proteção avançada, os projetistas se inspiraram nos aviões caça. Essas aeronaves têm uma estrutura semelhante e resistente tanto a grandes impactos quanto à pressão do ar em grandes velocidades. "A busca pela segurança é algo que nunca termina, e esse é o mais recente passo dado pela Indy na evolução. Há mais detalhes sobre as fases a seguir", afirmou o presidente da categoria, Jay Frye.

No ano passado, em um dos testes da nova peça, o neozelandês Scott Dixon elogiou a proteção, porém criticou na ocasião o efeito da proteção para a pilotagem. "O mais estranho é o quanto calmo fica no carro. Você não sente trancos, o carro parece muito suave. Parece que você está em um carro de luxo. Mas precisamos de algo que refresque, porque você não tem fluxo de ar pelo carro", explicou.

A última morte de um piloto na Indy foi causada justamente pela presença de detritos na pista. O inglês Justin Wilson foi atingido na cabeça por destroços de outros carros e morreu em agosto de 2015 durante a etapa de Pocono. Desde então, a categoria intensificou a discussão sobre como proteger o cockpit para evitar novas tragédias. Com informações do Estadão Conteúdo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Rio Grande do Sul Há 17 Horas

Avião cai em Gramado; governador diz que não há sobreviventes

mundo EUA Há 20 Horas

Professora que engravidou de aluno de 12 anos é condenada

fama GUSTTAVO-LIMA Há 23 Horas

Gusttavo Lima é hospitalizado, cancela show no festival Villa Mix e fãs se revoltam

fama WILLIAM-BONNER Há 20 Horas

William Bonner quebra o braço e fica de fora do Jornal Nacional no fim do ano

brasil BR-116 Há 21 Horas

Acidente com ônibus, carreta e carro deixa 38 mortos em Minas Gerais

fama Pedro Leonardo Há 21 Horas

Por onde anda Pedro, filho do cantor Leonardo

lifestyle Smartphone Há 21 Horas

Problemas de saúde que estão sendo causados pelo uso do celular

esporte FUTEBOL-RIVER PLATE Há 20 Horas

Quatro jogadoras do River Plate são presas em flagrante por racismo

fama Vanessa Carvalho Há 21 Horas

Influenciadora se pronuncia após ser acusada de trair marido tetraplégico

mundo Síria Há 22 Horas

'Villa' luxuosa escondia fábrica da 'cocaína dos pobres' ligada a Assad