© Divulgação / Estrela
A dobradinha arroz com feijão está na mesa da maioria dos brasileiros praticamente todos os dias. Porém, com a elevação do preço do feijão, que apenas em janeiro de 2019 teve aumento de 16%, a combinação está sumindo do cardápio diário. Para adequar a alimentação ao orçamento, a dica da Estrela, marca de massas e biscoitos da M. Dias Branco, é fazer trocas inteligentes. Na hora de substituir o arroz com feijão, o macarrão pode ser um bom aliado.
PUB
Inclusive, as massas têm uma composição nutricional muito parecida com o arroz, pois são fontes de carboidrato e, por isso, fornecem energia para o corpo. Já o feijão é fonte de proteínas, ferro, fibras e vitaminas, nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo.
Para igualar as suas refeições, o importante é buscar componentes parecidos em outros ingredientes e opções de pratos, como saladas, legumes cozidos e verduras refogadas. Assim, não faltarão fibras na sua alimentação. A combinação de massas com proteínas (carnes, frangos, peixes, etc) deixa seus pratos equilibrados e é uma opção para substituir o feijão, por exemplo.
+ Baixa o colesterol, emagrece e protege o cérebro: 10 benefícios da chia
Outro ponto para destacar é que no Brasil, por lei, a farinha de trigo, principal componente das massas, é enriquecida com ácido fólico, um ingrediente naturalmente encontrado também no feijão. Ou seja, enquanto o custo-benefício do feijão estiver fora da realidade de muitos brasileiros, é possível fazer estas pequenas substituições de ingredientes e conseguir pratos tão benéficos quanto à tradicional mistura do arroz com feijão.
Então, aproveite a receita de Espaguete com Frango e Legumes, sugestão da Estrela. Além do carboidrato da massa e das proteínas do frango, esta receita custa em torno de R$25 e rende até 8 porções. Aliás, este prato ainda contém ervilhas e beterrabas, alimentos ricos em nutrientes também encontrados no feijão.
Veja:
Ingredientes:
1 pacote de macarrão tipo espaguete
5 colheres (sopa) de óleo
6 dentes de alho picados
500g de frango desfiado
5 tomates maduros, sem sementes, em cubos
3 colheres (sopa) de azeite
100g de cenoura cozida, em cubos
½ lata de ervilhas
100g de beterraba cozida, em cubos
100g de queijo parmesão ralado
Sal, azeite e salsinha picada a gosto
Modo de Preparo:
- Comece preparando o frango refogado. Em uma frigideira média refogue metade do alho. Junte o frango, os tomates e deixe refogar por mais 3 minutos. Acerte o sal, salpique a salsinha e reserve.
- Prepare os legumes salteados. Em uma frigideira média refogue a outra metade do alho. Junte a cenoura, as ervilhas, a beterraba, deixe refogar por mais 3 minutos e reserve.
- Cozinhe a massa numa panela grande com 5 litros de água com sal. Coloque a massa e mexa de vez em quando, até que água volte a ferver. Deixe cozinhar por 8 minutos ou até que fique “al dente”, ou seja, macia, porém resistente à mordida.
- Escorra a massa, acomode num refratário grande, acrescente o refogado de frango e envolva bem com a ajuda de dois garfos grandes. Acomode por cima os legumes salteados, polvilhe por cima o queijo parmesão e sirva a seguir.
Rendimento: 8 porções
Leia também: Saiba usar o sal como aliado na limpeza da casa