Shows simultâneos ilustram disputa de poder na Venezuela

Desde o início da manhã milhares de pessoas se reuniram em Cúcuta, cidade colombiana na fronteira com a Venezuela, para assistir ao concerto Venezuela Aid Live

© REUTERS / Luisa Gonzalez (Foto de arquivo)

Mundo Embate 22/02/19 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Dois shows simultâneos marcam nesta sexta-feira (22) uma nova disputa pelo poder na Venezuela, antes da arriscada aposta da oposição de conseguir a entrada de ajuda humanitária no país, apesar do bloqueio do governo de Nicolás Maduro.

PUB

Desde o início da manhã milhares de pessoas se reuniram em Cúcuta, cidade colombiana na fronteira com a Venezuela, para assistir ao concerto Venezuela Aid Live. A informação foi transmitida por uma rádio local, através de sua conta oficial na rede social Twitter. A mídia apontou que a maioria das pessoas que fizeram fila desde a madrugada é venezuelana.

O show começou às 10h (horário local; meio-dia em Brasília). A organização informou que pelo menos 1.500 funcionários fariam a segurança.

+ Bolsonaro faz reunião de emergência para tratar da crise na Venezuela

O evento foi organizado pelo bilionário britânico Richard Branson e conta com a participação de 35 artistas.

O objetivo é arrecadar US$ 100 milhões para a Venezuela, que enfrenta uma intensa crise, que inclui escassez de produtos básicos e hiperinflação.

"O que já foi o país mais rico da América Latina é agora o mais pobre, e isso é inaceitável. Façamos de hoje um dia de esperança para toda a Venezuela", disse Branson no palco.

Os organizadores esperam a presença ao menos 250 mil pessoas. "Será um dia mágico", acrescentou o magnata em coletiva de imprensa prévia.

Do lado venezuelano, operários e soldados também montavam um palco, com grande dispositivo militar, para o concerto chavista, do qual foram divulgados apenas os lemas: "Para a guerra, nada" e "Hands off Venezuela" (Tirem as mãos da Venezuela).

+ Exército da Venezuela abre fogo contra opositores e mata 2 na fronteira

A lista de artistas que defenderão a mensagem do chavismo é incerta, assim como a presença de Maduro. Willie González, muito famoso nos anos 1980, rejeitou o convite do ditador venezuelano para se apresentar.

O show Venezuela Aid Live é apoiado pelo líder da oposição Juan Guaidó, reconhecido como presidente interino da Venezuela por quase 50 países. O encerramento do evento deve ter as presenças dos presidentes da Colômbia, Iván Duque, do Chile, Sebastián Piñera, e do Paraguai, Mario Abdo.

Branson caminhou pela ponte internacional Tienditas e viu o bloqueio realizado pelos militares venezuelanos. É por esse local que, no sábado (23), os opositores de Maduro e o governo colombiano pretendem levar 10 caminhões carregados de alimentos, kits de higiene e remédios enviados pelos EUA, a pedido de Guaidó para aliviar a crise.

+ Fronteira da Venezuela com o Brasil segue fechada após ordem de Maduro

O governo de Maduro alertou que não permitirá a passagem da carga, por considerar a ajuda um pretexto para uma intervenção militar de Washington. A ponte de Tienditas foi bloqueada por militares venezuelanos com contêineres desde a semana passada.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Dinheiro Há 12 Horas

Entenda o que muda no salário mínimo, no abono do PIS e no BPC

tech Aplicativo Há 12 Horas

WhatsApp abandona celulares Android antigos no dia 1 de janeiro

brasil Tragédia Há 6 Horas

Sobe para 14 o número desaparecidos após queda de ponte

mundo Estados Unidos Há 13 Horas

Momento em que menino de 8 anos salva colega que engasgava viraliza

fama Condenados Há 21 Horas

Famosos que estão na prisão (alguns em prisão perpétua)

brasil Tragédia Há 13 Horas

Vereador gravou vídeo na ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira pouco antes de desabamento

fama Emergência Médica Há 13 Horas

Gusttavo Lima permanece internado e sem previsão de alta, diz assessoria

fama Realeza britânica Há 5 Horas

Rei Chales III quebra tradição real com mensagem de Natal

brasil Tragédia Há 12 Horas

Mãe de dono da aeronave que caiu em Gramado morreu em acidente com avião da família há 14 anos

fama Hollywood Há 8 Horas

Autora presta apoio a Blake Lively após atriz acusar Justin Baldoni de assédio