Você costuma tirar a maquiagem? Veja 5 hábitos que prejudicam a pele

Dermatologistas deram dicas para manter a saúde em dia

© iStock (Foto ilustrativa) 

Lifestyle Espelho meu 23/02/19 POR Notícias Ao Minuto

Todos sabemos que a rotina de cuidados com a pele é extremamente importante para a saúde, mas mesmo assim alguns cuidados são negligenciados.

PUB

Está na hora de fazer as pazes com sua pele, tendo  sempre em mente os passos fundamentais de limpeza, com o uso complementar de tônicos ou águas micelares, assim como a hidratação e proteção.

“Consulte sempre um dermatologista, para prescrição de substâncias como alfa, poli-hidroxiácidos, retinoides, vitamina C, ácido ferúlico, vitamina E, peptídeos, antioxidantes e fatores de crescimento”, explica a dermatologista Valéria Marcondes, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Norte-Americana de Dermatologia. “Essas substâncias colaboram significativamente para a hidratação, luminosidade e textura da pele". 

+ O que leva as pessoas à traição? Pesquisa revela principais motivos

+ Aprenda a limpar corretamente máquina de lavar roupa

Mantenha-se longe destes maus hábitos e diga sim a uma pele bonita!

Dormir mal e com maquiagem

A falta de sono diminui o metabolismo do ciclo circadiano, o que compromete o tempo necessário para que ocorra o reparo e regeneração da derme durante o período noturno. “Tal afeta a produção natural de melatonina que também é parte da defesa antioxidante primária do nosso organismo”, explica a Valéria Marcondes. Adicionalmente, outro ponto também deve ser analisado: a forma como dormimos. “O facto de dormir com o rosto de lado ou de bruços ajuda a formar rugas dinâmicas importantes, e que muitas vezes nos fazem envelhecer mais assimetricamente com demarcações mais profundas das linhas e das rugas. O ideal é dormir  de barriga para cima”, conta.

Além disso, jamais durma com maquiagem, mesmo que às vezes o sono fale mais alto. “Para deixar a pele do rosto sempre bonita e saudável é preciso ter o hábito diário de remover toda a maquiagem, principalmente antes de dormir. E para auxiliar nessa tarefa, existe o demaquilante”, afirma o dermatologista Jardis Volpe. Dormir com maquiagem pode acelerar o envelhecimento da pele e ainda causar alergias e até acne adulto.

Não usar protetor solar

O protetor solar deve ser parte da rotina matinal como escovar os dentes. Não só no verão, mas também no inverno e em dias nublados o produto deve ser sempre usado, uma vez que as nuvens não conseguem bloquear os raios UVA e UVB. “A exposição solar sem proteção é o mais importante agressor da pele, que leva a um dano cumulativo, e consequentemente ao fotoenvelhecimento precoce, inflamação, manchas, melasma e um aumento do risco de cancro da pele”, afirma Jardis. O filtro solar deve ter proteção eficiente contra as radiações UVA e UVB, mas também deve proteger da luz visível e da Infrared. Esse protetor deve contar com filtros físicos, como o óxido de zinco e dióxido de titânio, associado a filtros químicos para aumentar o grau de fotoproteção. Além disso, a exposição direta ao sol deve ser feita preferencialmente antes das 10h e após as 16h, para evitar o dano oxidativo e a produção de enzimas que degradam colágeno, explica o médico.

Alto consumo de açúcar e carboidratos

A ingestão de açúcar em excesso na dieta colabora para um processo de glicação, que ocorre quando as fibras de colágeno e elastina endurecem por reagirem a esses açúcares. “Perdem a questão da maleabilidade, da flexibilidade, da sustentação e ancoragem da pele. O açúcar também está ligado, segundo estudos, ao aparecimento de manchas”, explica Valéria. A acumulação de AGEs (espécies avançadas de glicação) gera a ação inflamatória e o envelhecimento precoce de todo o sistema. “Para reverter esse quadro, é necessária a aplicação tópica e o uso de produtos via oral com ação antiglicante e desglicante. Mas a diminuição do açúcar na dieta é necessária”, explica. Atenção também aos carboidratos, que se transformam em açúcar no fim da digestão. 

Fumar

O consumo de tabaco induz ao envelhecimento da pele, já que as substâncias tóxicas presentes estão associadas à vasoconstricção periférica por um período de dez minutos, o que diminui o fluxo sanguíneo para o tecido cutâneo e cabelos. “Isso traz consequências na perda da luminosidade da pele, além de favorecer o amarelecimento do tecido; também há uma perda de firmeza por conta da oxigenação e nutrição diminuídas”, finaliza Valéria.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Cazaquistão Há 16 Horas

Avião com 72 pessoas a bordo cai no Cazaquistão; há sobreviventes

fama Justiça Há 11 Horas

Ex-bailarina do Faustão tem habeas corpus negado e vai passar o fim de ano na prisão

esporte Prisão Há 16 Horas

Por que Robinho não teve direito à 'saidinha' e vai passar Natal preso

fama Festas Há 15 Horas

Cachorro de Anitta some na noite de Natal: 'ainda vai me matar do coração'

fama Saúde Há 9 Horas

Filho de Faustão fala sobre a saúde do pai após transplantes

fama Televisão Há 15 Horas

SBT desiste de contratar Pablo Marçal e terá Cariúcha em novo Casos de Família

fama Música Há 16 Horas

Hit natalino de Mariah Carey entra na 17ª semana em primeiro na Billboard

economia Consumos Há 16 Horas

Saiba como evitar o aumento da conta de luz durante o verão

politica STF Há 16 Horas

Moraes diz que Daniel Silveira mentiu ao usar hospital como álibi e mantém prisão

justica Investigação Há 15 Horas

Duas pessoas morrem e três estão internadas após comerem bolo em Torres (RS)