© iStock (Foto ilustrativa) 
Segundo uma pesquisa conduzida por investigadores da Graduate School of Sport Sciences, da Universidade de Waseda, no Japão, mascas chiclete durante a caminhada pode auxiliar na perda de peso.
PUB
Os pesquisadores salientam que o estudo, realizado com cerca de 50 pessoas entre 21 e 69 anos, revela que os dois processos (a mastigação e a caminhada) quando feitos ao mesmo tempo aumentam a frequência cardíaca e, consequentemente, o gasto calórico.
Os acadêmicos dividiram os participantes em dois grupos: o primeiro caminhou a uma velocidade moderada enquanto mascavam dois chicletes e o segundo andou à mesma velocidade, mas sem nada na boca.
+ Conheça 6 benefícios do chá preto
+ 5 produtos do dia a dia que são uma ameaça para o ambiente e a saúde
Durante a experiência, a variação da frequência cardíaca das pessoas que mascavam o chiclete foi significativamente maior em relação à dos participantes que apenas caminharam.
Os investigadores concluíram que o ato de mastigar durante a caminhada pode alterar as funções físicas e fisiológicas do organismo.
“A mastigação aumentou o ritmo cardíaco e acelerou as funções metabólicas durante a caminhada”, afirmou Masashi Miyashita, um dos responsáveis pelo estudo. Segundo ele, no entanto, o hábito de mascar chiclete não traz benefícios reais para a saúde.
O estudo original foi publicado no periódico científico Physical Therapy Science.