'Trump é racista, vigarista e trapaceiro', diz Cohen

Ex-advogado acusou republicano de mentir

© Reuters / Jonathan Ernst

Mundo ex-advogado 28/02/19 POR Notícias Ao Minuto

(ANSA) - Ex-advogado pessoal de Donald Trump, Michael Cohen fez uma série de declarações polêmicas nesta quarta-feira (27) contra o presidente dos Estados Unidos, chamando-o "racista, vigarista e trapaceiro", além de apontar episódios em que o milionário republicano teria pedido para que ele mentisse. Cohen prestou depoimento à Câmara dos Representantes, um dia após passar mais de 9 horas dando esclarecimentos ao Senado. O advogado, que representou Trump entre os anos de 2007 e 2017, foi condenado a três anos de prisão por evasão fiscal, falso testemunho ao Congresso e violação da lei eleitoral. No entanto, ele fez um acordo de delação premiada e tem colaborado com a Justiça.

PUB

+ Vice-presidente da Venezuela viaja a Rússia

As falas de Cohen fizeram Washington parar nesta quarta-feira. De acordo com ele, que foi expulso da Ordem dos Advogados de Nova York, Trump sabia que, durante a campanha eleitoral à Presidência, colegas estariam negociando com o WikiLeaks o vazamento de e-mails que prejudicariam a adversária Hillary Clinton. Cohen também disse que Trump mentiu ao negar que não participou das negociações para a construção de um hotel em Moscou - o advogado alega que ele cuidou pessoalmente do projeto -. Cohen contou ainda que o republicano teria pedido para ele mentir para a primeira-dama, Melania Trump. Aos parlamentares, ele apresentou recebidos dos reembolsos dos US$ 130 mil que recebeu para comprar o silêncio da atriz pornô Stormy Daniels, com quem o presidente teria mantido relações. "Mentir para a primeira-dama é uma das coisas das quais mais me arrependo, porque ela é uma boa pessoa", disse o ex-advogado.

Cohen também contou que Trump teria se aproveitado de uma desculpa médica falsa para evitar ser enviado à Guerra do Vietnã, em 1968. Por sua vez, o presidente dos EUA, que está em Hanói, no Vietnã, neste momento para uma reunião com o líder norte-coreano, Kim Jong-um, criticou Cohen. Trump disse que o ex-advogado estaria "mentindo" para obter uma redução de sua pena.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 19 Horas

Morre o cantor Agnaldo Rayol, aos 86 anos

esporte Peru Há 22 Horas

Tragédia no Peru: relâmpago mata jogador e fere quatro durante jogo

mundo Loteria Há 22 Horas

Homem fica milionário depois de se esquecer do almoço em casa: "Surpreso"

fama Televisão Há 20 Horas

'Pensava que ia me aposentar lá', diz Cléber Machado sobre demissão da Globo

politica Tensão Há 22 Horas

Marçal manda Bolsonaro 'cuidar da vida' e diz que o 'pau vai quebrar' se críticas continuarem

lifestyle Alívio Há 22 Horas

Três chás que evitam gases e melhoram a digestão

fama Luto Há 22 Horas

Morre o lendário produtor musical Quincy Jones, aos 91 anos

fama Saúde Há 21 Horas

James van der Beek, de 'Dawson's Creek', afirma estar com câncer colorretal

tech WhatsApp Há 22 Horas

WhatsApp recebe novidade que vai mudar forma como usa o aplicativo

mundo Catástrofe Há 20 Horas

Sobe para 10 o número de mortos após erupção de vulcão na Indonésia