Tite defende volta de Daniel Alves à seleção: 'É um líder importante'

O lateral-direito Daniel Alves, de 35 anos, voltou a ser chamado para a equipe depois de um ano ausente e ganhou a defesa do técnico

© André Mourão / MoWA Press

Esporte SELEÇÃO BRASILEIRA 28/02/19 POR Estadao Conteudo

A convocação da seleção brasileira, nesta quinta-feira, trouxe como uma das novidades a presença de um jogador experiente na relação. O lateral-direito Daniel Alves, de 35 anos, voltou a ser chamado para a equipe depois de um ano ausente e ganhou a defesa do técnico Tite. O comandante da equipe diz ter promovido o retorno do lateral principalmente pelo papel de liderança dele. "Ele (Daniel) é um líder muito importante, tem uma capacidade de expressão, anímica, de comportamento, muito forte", disse Tite, em entrevista coletiva.

PUB

A seleção brasileira se reúne em março para amistosos nos dias 23, contra o Panamá, e 26, diante da República Checa. A lista é a última antes da convocação final para a Copa América, que será anunciada em maio.

Daniel Alves, do Paris Saint-Germain, só não foi convocado para a Copa do Mundo da Rússia por ter sofrido uma lesão no joelho direito em maio, às vésperas do torneio. Depois disso, ele não foi mais chamado.

+ Vinicius após primeira convocação para a seleção: ‘Feliz, mas surpreso'

O jogador é o mais velho da lista de convocados para os amistosos, além de ser o atleta com mais currículo na seleção. Campeão da Copa América em 2007 e com dois títulos da Copa das Confederações, ele disputou duas Copas do Mundo e foi convocado pela primeira vez em 2006, por Dunga.

Tite explicou que voltou a chamar Daniel Alves por observar que em jogos recentes do Paris Saint-Germain que ele tem atuado em outras funções. "Há um aspecto técnico-tático na convocação. Ele vem jogando como lateral, ou ala, às vezes como um ponta externo. Conversamos com ele e assistimos a um jogo. Quero ele mais próximo para ter essa avaliação", afirmou.

Além de amistosos com o Panamá e República Checa, a seleção fará mais dois outros testes antes da Copa América. Em 6 de junho, no Maracanã, a equipe joga contra o Catar e depois, no dia 9, no Beira-Rio, vai realizar outra partida, contra adversário ainda indefinido. A estreia na Copa América será no dia 14, contra a Bolívia, no Morumbi.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 18 Horas

Morre o cantor Agnaldo Rayol, aos 86 anos

esporte Peru Há 20 Horas

Tragédia no Peru: relâmpago mata jogador e fere quatro durante jogo

mundo Loteria Há 21 Horas

Homem fica milionário depois de se esquecer do almoço em casa: "Surpreso"

fama Televisão Há 19 Horas

'Pensava que ia me aposentar lá', diz Cléber Machado sobre demissão da Globo

politica Tensão Há 21 Horas

Marçal manda Bolsonaro 'cuidar da vida' e diz que o 'pau vai quebrar' se críticas continuarem

lifestyle Alívio Há 21 Horas

Três chás que evitam gases e melhoram a digestão

fama Luto Há 21 Horas

Morre o lendário produtor musical Quincy Jones, aos 91 anos

fama Saúde Há 20 Horas

James van der Beek, de 'Dawson's Creek', afirma estar com câncer colorretal

tech WhatsApp Há 21 Horas

WhatsApp recebe novidade que vai mudar forma como usa o aplicativo

mundo Catástrofe Há 19 Horas

Sobe para 10 o número de mortos após erupção de vulcão na Indonésia