Tite defende volta de Daniel Alves à seleção: 'É um líder importante'

O lateral-direito Daniel Alves, de 35 anos, voltou a ser chamado para a equipe depois de um ano ausente e ganhou a defesa do técnico

© André Mourão / MoWA Press

Esporte SELEÇÃO BRASILEIRA 28/02/19 POR Estadao Conteudo

A convocação da seleção brasileira, nesta quinta-feira, trouxe como uma das novidades a presença de um jogador experiente na relação. O lateral-direito Daniel Alves, de 35 anos, voltou a ser chamado para a equipe depois de um ano ausente e ganhou a defesa do técnico Tite. O comandante da equipe diz ter promovido o retorno do lateral principalmente pelo papel de liderança dele. "Ele (Daniel) é um líder muito importante, tem uma capacidade de expressão, anímica, de comportamento, muito forte", disse Tite, em entrevista coletiva.

PUB

A seleção brasileira se reúne em março para amistosos nos dias 23, contra o Panamá, e 26, diante da República Checa. A lista é a última antes da convocação final para a Copa América, que será anunciada em maio.

Daniel Alves, do Paris Saint-Germain, só não foi convocado para a Copa do Mundo da Rússia por ter sofrido uma lesão no joelho direito em maio, às vésperas do torneio. Depois disso, ele não foi mais chamado.

+ Vinicius após primeira convocação para a seleção: ‘Feliz, mas surpreso'

O jogador é o mais velho da lista de convocados para os amistosos, além de ser o atleta com mais currículo na seleção. Campeão da Copa América em 2007 e com dois títulos da Copa das Confederações, ele disputou duas Copas do Mundo e foi convocado pela primeira vez em 2006, por Dunga.

Tite explicou que voltou a chamar Daniel Alves por observar que em jogos recentes do Paris Saint-Germain que ele tem atuado em outras funções. "Há um aspecto técnico-tático na convocação. Ele vem jogando como lateral, ou ala, às vezes como um ponta externo. Conversamos com ele e assistimos a um jogo. Quero ele mais próximo para ter essa avaliação", afirmou.

Além de amistosos com o Panamá e República Checa, a seleção fará mais dois outros testes antes da Copa América. Em 6 de junho, no Maracanã, a equipe joga contra o Catar e depois, no dia 9, no Beira-Rio, vai realizar outra partida, contra adversário ainda indefinido. A estreia na Copa América será no dia 14, contra a Bolívia, no Morumbi.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Dinheiro Há 8 Horas

Entenda o que muda no salário mínimo, no abono do PIS e no BPC

mundo Estados Unidos Há 9 Horas

Momento em que menino de 8 anos salva colega que engasgava viraliza

fama Patrick Swayze Há 22 Horas

Atriz relembra cena de sexo com Patrick Swayze: "Ele estava bêbado"

brasil Tragédia Há 9 Horas

Vereador gravou vídeo na ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira pouco antes de desabamento

tech Aplicativo Há 8 Horas

WhatsApp abandona celulares Android antigos no dia 1 de janeiro

fama Mal de parkinson 22/12/24

Famosos que sofrem da doença de Parkinson

brasil Tragédia Há 2 Horas

Sobe para 14 o número desaparecidos após queda de ponte

fama Emergência Médica Há 9 Horas

Gusttavo Lima permanece internado e sem previsão de alta, diz assessoria

brasil Tragédia Há 9 Horas

Mãe de dono da aeronave que caiu em Gramado morreu em acidente com avião da família há 14 anos

fama Condenados Há 17 Horas

Famosos que estão na prisão (alguns em prisão perpétua)