Maduro transfere escritório da PDVSA para Moscou

Rússia informou que enviará 7 toneladas de remédios à Venezuela

© REUTERS (Foto de arquivo) 

Mundo IMPASSE 01/03/19 POR ANSA

ANSA - O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, ordenou a transferência do escritório europeu da estatal petroleira PDVSA para Moscou, na Rússia. A informação foi anunciada nesta sexta-feira (1), em uma coletiva de imprensa da vice-presidente venezuelana, Delcy Rodríguez, que está em visita à Rússia, onde se reuniu com o chanceler Sergei Lavrov para discutir a crise política no país sul-americano.

PUB

+ Forte terremoto atinge o Peru

De acordo com Rodríguez, Maduro ordenou o fechamento da sede da PDVSA em Lisboa, em Portugal, e a transferência das atividades para Moscou. Enquanto mais de 50 países, incluindo o Brasil, os Estados Unidos e várias nações europeias, reconhecem o deputado opositor Juan Guaidó como o autoproclamado presidente da Venezuela, a Rússia se mantém firme no apoio a Maduro - o que gera temor em especialistas de que um conflito armado no país sul-americano acabe envolvendo também as grandes potências.

Nesta sexta-feira, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, informou que a Rússia planeja expandir suas relações comerciais com a Venezuela. "Estamos entusiasmados em continuar nossa cooperação com a Venezuela, especialmente porque muitas de nossas empresas estão realizando projetos de larga escala e esperamos que esses projetos tenham um futuro brilhante", disse. "Naturalmente, desejamos que nossos sócios venezuelanos superem rapidamente as dificuldades políticas e econômicas que estão vivendo", ressaltou.

O governo russo enviou 7,5 toneladas de remédios como ajuda humanitária à Venezuela - onde a população enfrenta escassez de alimentos e medicamentos -. "Em sintonia com nossos amigos venezuelanos, enviamos recentemente uma primeira ajuda, de 7,5 toneladas de remédios", disse Lavrov. No último sábado (23), Maduro ordenou o fechamento das fronteiras para impedir que carregamentos de ajuda humanitária enviados por países que reconhecem Guaidó chegassem aos venezuelanos.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Dinheiro Há 10 Horas

Entenda o que muda no salário mínimo, no abono do PIS e no BPC

mundo Estados Unidos Há 10 Horas

Momento em que menino de 8 anos salva colega que engasgava viraliza

fama Patrick Swayze Há 23 Horas

Atriz relembra cena de sexo com Patrick Swayze: "Ele estava bêbado"

brasil Tragédia Há 3 Horas

Sobe para 14 o número desaparecidos após queda de ponte

brasil Tragédia Há 10 Horas

Vereador gravou vídeo na ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira pouco antes de desabamento

tech Aplicativo Há 9 Horas

WhatsApp abandona celulares Android antigos no dia 1 de janeiro

fama Emergência Médica Há 11 Horas

Gusttavo Lima permanece internado e sem previsão de alta, diz assessoria

fama Condenados Há 18 Horas

Famosos que estão na prisão (alguns em prisão perpétua)

brasil Tragédia Há 10 Horas

Mãe de dono da aeronave que caiu em Gramado morreu em acidente com avião da família há 14 anos

fama 80s Há 20 Horas

Os casais mais icônicos dos anos 1980