Especialista dá dicas para curtir o Carnaval longe de acidentes

A maior festa popular do Brasil deve ser aproveitada com prudência e segurança para valer a pena

© iStock

Lifestyle Folia 01/03/19 POR Notícias Ao Minuto

A grande festa popular do Brasil aproxima-se. O Carnaval, que tem início oficial praticamente na sexta-feira (01), já desperta foliões em todo país. Em algumas localidades, as festas pré-carnaval já começaram, e para curtir a folia com segurança dicas importantes podem colaborar para evitar acidentes.

PUB

+ Confira 10 dicas de saúde e segurança para quem irá curtir o Carnaval

Durante os movimentos carnavalescos, os brasileiros usam a criatividade e lançam mão de alguns adereços e elementos para colorir ainda mais a festa. Alguns desses materiais são de alto risco para provocar acidentes. É o que alerta o especialista em atendimento de urgência e emergência em saúde, Hebert Tobias. Ele coordena a equipe de enfermagem da Phoenix Emergências Médicas, empresa de Uberlândia-MG especialista em prestar socorros, e tem algumas experiências com relação a ocorrências nesta época do ano. "Confete, serpentina, espuma, tatuagens temporárias, tinta e glitter. Tudo isso pode ser usado para aumentar a diversão durante a folia. Porém, as pessoas devem ficar atentas para evitar casos de intoxicação, alergia e sufocamento, principalmente quando esses objetos são manipulados por crianças. É importante verificar se esses produtos são atóxicos, conferir se têm o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia - Inmetro e aprovação da Agência de Vigilância Sanitária - Anvisa", destaca.

Hebert Tobias chama atenção para o spray de espuma por ser um produto altamente inflamável. "Se você lança isso no ar e há alguma pessoa manuseando fogo por perto, por exemplo, corre-se o risco de provocar um incêndio. Temos vários relatos que demonstram o uso desse material em festas de aniversários, por exemplo, e o produto em contato com a vela do bolo incendeia os materiais na mesa e até mesmo pessoas ao redor", exemplifica.

O especialista deixa também outras dicas às quais é importante atentar-se: evitar aglomerações de pessoas em que há risco de quedas e consequentemente pisoteamentos; fugir de ambientes onde há brigas; ter cuidado com pisos molhados e escorregadios; usar sempre sapatos confortáveis; evitar cordões e correntes no pescoço, principalmente de crianças, pois podem provocar sufocamento; analisar as estruturas do local do evento, se têm grades, segurança e, principalmente, equipe de atendimento médico de urgência e emergência e observar fios elétricos, pois podem estar desencapados e provocar acidentes.

Segundo Hebert Tobias, se a pessoa fizer a parte dela o Carnaval será bem aproveitado e ela evitará dissabores com o estado de saúde.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

justica Tragédia Há 19 Horas

Motorista de caminhão envolvido em acidente em MG se apresenta à polícia

mundo Estados Unidos Há 20 Horas

Mangione se declara inocente das acusações de homicídio e terrorismo

fama Hollywood Há 19 Horas

Justin Baldoni é dispensado por agência após Blake Lively acusá-lo de assédio em filme

fama Relacionamento Há 15 Horas

Ginasta Julia Soares e ator Igor Jansen assumem namoro: 'Mais linda'

fama Realeza britânica Há 19 Horas

Rei Chales III quebra tradição real com mensagem de Natal

politica Justiça Há 20 Horas

Foragidos do 8/1 se frustram com Milei e ficam na mira da polícia na Argentina

economia Bahia Há 19 Horas

Trabalhadores em condições análogas à escravidão são resgatados de fábrica da BYD

fama Saúde Há 20 Horas

Preta Gil está acordada e conversando, mas segue na UTI, diz boletim médico

fama Escândalo Há 12 Horas

Espero que a acusação possa ajudar outras vítimas de retaliação, diz Blake Lively

esporte Futebol Há 12 Horas

Libertadores 2025 confirma todos os times e potes após definição na Colômbia