Galo da Madrugada faz desfile de 10 h em homenagem às mulheres

Este ano, o bloco também celebra os 40 anos da criação do hino, uma das músicas mais conhecidas e executadas no Carnaval pernambucano

© Reuters

Cultura pernambuco 02/03/19 POR Folhapress

RECIFE, PE (FOLHAPRESS) - Pela primeira vez homenageando as mulheres, o Galo da Madrugada toma as ruas do centro comercial do Recife, neste sábado (2) de Zé Pereira. Famosa por ter conquistado o título de maior bloco do mundo pelo Guinness Book, a agremiação fará um desfile de dez horas e espera atrair mais de 2,5 milhões de foliões e manter a hegemonia, atualmente ameaçada pelo Cordão do Bola Preta, do Rio de Janeiro.

PUB

Este ano, o bloco também celebra os 40 anos da criação do hino, uma das músicas mais conhecidas e executadas no Carnaval pernambucano. Os versos "Ei, pessoal! Vem moçada! O Carnaval começa no Galo da Madrugada" foram imortalizados na voz de Alceu Valença.

Carnaval 2019: confira a programação da folia para este sábado

Apesar de se intitular Galo da Madrugada, o desfile começou às 9h. Bem diferente de 1978, quando um grupo de amigos saiu pela primeira vez antes do amanhecer com o objetivo de fortalecer o Carnaval de rua, que na época estava perdendo espaço para bailes em espaços privados.

E quem vai estrear no Carnaval recifense precisa ficar atento. Ao contrário do que se possa imaginar, o desfile não começa da ponte onde fica a escultura do galo gigante, na verdade é perto dali que acontece a dispersão.

O bloco sai da sede do Galo, no bairro de São José. Até o bairro de Santo Antônio, são seis quilômetros de percurso. Para os foliões que não têm tanto fôlego, há camarotes no trajeto.

O galo gigante montado sobre a ponte Duarte Coelho é outra atração à parte e que também guarda curiosidades. Ele começou a ser instalado em 1995 para celebrar a conquista do título no Guinness Book, e todo ano suscita polêmica entre pernambucanos e turistas.

Este ano, o galo gigante é chamado de "Galo artesão" e metade dele foi construído com restos de materiais utilizados no polo de confecções do Agreste pernambucano. A escultura tem 28 metros e pesa cinco toneladas.

Com o tema "Frevo e Mulher", o Galo terá seis alegorias e 24 trios elétricos onde se apresentarão artistas locais como Almir Rouche, André Rio e Nena Queiroga, e também nomes nacionais, a exemplo de Fafá de Belém, Tony Garrido e Gaby Amarantos.

As cantoras e compositoras Amelinha e Lia de Itamaracá são algumas das homenageadas. Também receberão homenagens a pentatleta Yane Marques, e a atriz Fabiana Karla e a foliona Léa Lucas.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Rio Grande do Sul Há 10 Horas

Avião cai em Gramado; governador diz que não há sobreviventes

mundo EUA Há 13 Horas

Professora que engravidou de aluno de 12 anos é condenada

fama GUSTTAVO-LIMA Há 16 Horas

Gusttavo Lima é hospitalizado, cancela show no festival Villa Mix e fãs se revoltam

fama WILLIAM-BONNER Há 12 Horas

William Bonner quebra o braço e fica de fora do Jornal Nacional no fim do ano

brasil BR-116 Há 14 Horas

Acidente com ônibus, carreta e carro deixa 38 mortos em Minas Gerais

fama Pedro Leonardo Há 14 Horas

Por onde anda Pedro, filho do cantor Leonardo

lifestyle Smartphone Há 13 Horas

Problemas de saúde que estão sendo causados pelo uso do celular

esporte FUTEBOL-RIVER PLATE Há 13 Horas

Quatro jogadoras do River Plate são presas em flagrante por racismo

fama Vanessa Carvalho Há 13 Horas

Influenciadora se pronuncia após ser acusada de trair marido tetraplégico

fama Afogamento Há 23 Horas

Famosos que morreram afogados: Casos mais impactantes