Afeganistão regista aumento na produção ilícita de ópio em 2017

Várias comunidades no Afeganistão dedicam-se ao cultivo e tráfico ilícito de drogas

© DR

Mundo RELATÓRIO 05/03/19 POR Lusa

A produção ilícita de ópio no Afeganistão registrou um aumento significativo até 2017, excedendo o valor do total das exportações nacionais lícitas de bens e serviços, alertou hoje o Conselho Internacional de Fiscalização de Entorpecentes.

PUB

No relatório anual divulgado hoje, o Conselho Internacional de Fiscalização de Entorpecentes (INCB, na sigla em inglês) exorta a comunidade internacional e as Nações Unidas (ONU) a "fornecerem assistência técnica e financeira adicional para enfrentar os desafios do controle de drogas" no Afeganistão.

"Pedimos aos órgãos e agências relevantes das Nações Unidas que forneçam mais assistência para enfrentar os desafios do controlo de drogas no Afeganistão, em particular, dada a nossa preocupação com os significativos aumentos na produção ilícita de ópio até 2017, quando a economia ilícita de ópio ultrapassou o valor do total das exportações nacionais lícitas", explica este orgão independente com sede em Viena, Áustria.

O Conselho do INCB mostrou-se preocupado com o impacto da produção ilícita de ópio na saúde e no bem-estar das pessoas no Afeganistão. "Se os esforços para resolver o problema das drogas não forem eficazes, a pobreza, a insurgência e o terrorismo podem prevalecer", realçou Viroj Sumyai, presidente do INCB, acrescentando que o Conselho tem vindo a rever os desenvolvimentos em estreita cooperação com o Governo do Afeganistão.

Ao longo do relatório, o INCB verificou que a economia ilícita de opiáceos (substâncias derivadas do ópio) ultrapassou substancialmente o nível das exportações lícitas de bens e serviços do Afeganistão até 2017, atingindo o recorde de 9.000 toneladas.

Segundo o INCB, várias comunidades no Afeganistão dedicam-se ao cultivo e tráfico ilícito de drogas tornando-se dependentes da papoila de ópio para a sua subsistência. O relatório destaca ainda o nível de cultivo de papoula de ópio que em 2018 permaneceu alto.

"Embora a área sob cultivo de papoula de ópio no Afeganistão tenha diminuído 20% em 2018, a área total sob cultivo ainda permaneceu alta e foi estimada em 263.000 hectares [2.63 quilômetros quadrados]", refere o INCB.

A diminuição do cultivo em 2018 é resultado da seca no país e do declínio dos preços agrícolas do ópio seco, indica o órgão. O Afeganistão, "com o apoio e a cooperação de parceiros internacionais, continuou a levar a cabo esforços de interdição de drogas, resultando em apreensões significativas de substâncias ilícitas", nomeadamente de opiáceos, explica a mesma fonte.

O Conselho chama a atenção da comunidade internacional para os desafios enfrentados pelo Afeganistão e enfatiza que os esforços para estabilizar o país não serão sustentáveis se a economia ilícita de drogas do país "não for efetivamente controlada".

O INCB (International Narcotics Control Board) é um órgão independente composto por 13 membros, eleitos pelo Conselho Económico e Social das Nações Unidas (ECOSOC). Três dos elementos são propostos pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e os restantes 10 elementos são selecionados a partir de uma lista de técnicos apresentada pelos Estados-membros. Com informações da Lusa.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Rio Grande do Sul Há 13 Horas

Avião cai em Gramado; governador diz que não há sobreviventes

mundo EUA Há 16 Horas

Professora que engravidou de aluno de 12 anos é condenada

fama GUSTTAVO-LIMA Há 19 Horas

Gusttavo Lima é hospitalizado, cancela show no festival Villa Mix e fãs se revoltam

fama WILLIAM-BONNER Há 15 Horas

William Bonner quebra o braço e fica de fora do Jornal Nacional no fim do ano

brasil BR-116 Há 17 Horas

Acidente com ônibus, carreta e carro deixa 38 mortos em Minas Gerais

fama Pedro Leonardo Há 17 Horas

Por onde anda Pedro, filho do cantor Leonardo

lifestyle Smartphone Há 16 Horas

Problemas de saúde que estão sendo causados pelo uso do celular

esporte FUTEBOL-RIVER PLATE Há 16 Horas

Quatro jogadoras do River Plate são presas em flagrante por racismo

fama Vanessa Carvalho Há 16 Horas

Influenciadora se pronuncia após ser acusada de trair marido tetraplégico

mundo Síria Há 18 Horas

'Villa' luxuosa escondia fábrica da 'cocaína dos pobres' ligada a Assad