Fox News abafou suposto caso entre ex-atriz pornô e Trump, diz revista

Em troca, rede de televisão teria obtido privilégios na cobertura do governo do republicano

© Carlos Barria/Reuters

Mundo Suspeita 06/03/19 POR Folhapress

DANIELLE BRANT - NOVA YORK, EUA (FOLHAPRESS) - A emissora Fox News teria enterrado uma reportagem sobre o suposto caso que a ex-atriz pornô Stormy Daniels diz ter tido com o presidente Donald Trump em 2006, segundo a revista The New Yorker. Em troca, a rede de televisão conservadora teria obtido privilégios na cobertura do governo do republicano.

PUB

Segundo a New Yorker, em 2016, Diana Falzone, repórter da Fox News, havia reunido provas de que Trump havia feito sexo com Stormy Daniels dez anos antes. A jornalista estava atrás da história desde março de 2016 e, em outubro, pouco antes das eleições, conseguiu confirmar com a ex-atriz pornô através de duas pessoas ligadas a ela.

Falzone também obteve emails trocados entre o advogado de Daniels e o então advogado de Trump, Michael Cohen, detalhando uma negociação envolvendo dinheiro, acompanhada de um acordo de sigilo, ao qual a jornalista teve acesso. Na semana passada, Cohen depôs no Congresso e falou sobre os pagamentos feitos para a ex-atriz pornô supostamente a mando do presidente.

+ Coreia do Norte reconstrói estação para lançamento de mísseis

Mas a reportagem de Falzone não foi ao ar, passando pelas mãos de vários editores. Depois de algum tempo, ela questionou Ken LaCorte, executivo da Fox que, na época, comandava o site FoxNews.com. Segundo a jornalista, LaCorte teria elogiado a reportagem e dito: "Mas Rupert [Murdoch, dono da Fox] quer que Donald Trump ganhe. Então deixa para lá."

LaCorte nega ter dito isso à jornalista, mas um colega de Falzone confirma ter ouvido a versão relatada por ela naquela época. Apesar da negativa, a repórter continuou investigando e descobriu que o tabloide National Enquirer, em parceria com Trump, havia feito um acordo com Daniels, comprando direitos exclusivos sobre o caso para enterrar o assunto.

Falzone levou a história ao conhecimento da Fox, sem conseguir publicá-la novamente. Os pagamentos do presidente para silenciar a ex-atriz pornô e as tentativas de Cohen de ocultar o dinheiro como honorários advocatícios só foram reveladas pelo Wall Street Journal um ano depois que Trump já ocupava a Casa Branca.

Falzone foi rebaixada em janeiro de 2017 sem justificativa. Em maio do mesmo ano, ela processou a rede. A advogada da jornalista não quis comentar o acordo, mas admitiu que houve um acordo entre as partes, que inclui um pacto de sigilo que impede que ela fale sobre seu trabalho na Fox.

Depois de o Wall Street Journal ter revelado a história, um repórter da CNN, Oliver Darcy, informou que a Fox havia ocultado uma reportagem sobre Stormy Daniels. LaCorte, que na época já havia deixado a emissora, mas continuava sendo pago pela empresa, afirmou que tomou sozinho a decisão de abafar o caso, sem falar com superiores.

A "boa vontade" da emissora com Trump teria rendido frutos à Fox News. A emissora foi a que mais entrevistou o presidente até agora: 44 vezes. As três maiores emissoras do país (ABC, CBS e NBC) tiveram 10 entrevistas, enquanto a CNN não falou sequer uma vez com o presidente, que chama a rede de "fake news". O levantamento é do jornal The Washington Post.

O Post analisou a cobertura dos escândalos envolvendo o presidente na Fox News em comparação com as três maiores emissoras. Segundo o resultado, a Fox News cobriu a história da ex-atriz pornô com menos frequência que os concorrentes.

De 1º de janeiro de 2018 até o começo deste mês, a CNN mencionou Stormy em 0,61% dos segmentos. A MSNBC citou em 0,54%. Na Fox News, em 0,17%.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Rio Grande do Sul Há 14 Horas

Avião cai em Gramado; governador diz que não há sobreviventes

mundo EUA Há 17 Horas

Professora que engravidou de aluno de 12 anos é condenada

fama GUSTTAVO-LIMA Há 20 Horas

Gusttavo Lima é hospitalizado, cancela show no festival Villa Mix e fãs se revoltam

fama WILLIAM-BONNER Há 16 Horas

William Bonner quebra o braço e fica de fora do Jornal Nacional no fim do ano

brasil BR-116 Há 18 Horas

Acidente com ônibus, carreta e carro deixa 38 mortos em Minas Gerais

fama Pedro Leonardo Há 18 Horas

Por onde anda Pedro, filho do cantor Leonardo

lifestyle Smartphone Há 17 Horas

Problemas de saúde que estão sendo causados pelo uso do celular

esporte FUTEBOL-RIVER PLATE Há 17 Horas

Quatro jogadoras do River Plate são presas em flagrante por racismo

fama Vanessa Carvalho Há 18 Horas

Influenciadora se pronuncia após ser acusada de trair marido tetraplégico

mundo Síria Há 19 Horas

'Villa' luxuosa escondia fábrica da 'cocaína dos pobres' ligada a Assad