Instagram supera Messenger em frequência de uso no Brasil

Aplicativo está presente em 65% dos smartphones no país; WhatsApp mantém hegemonia

© Reuters

Tech HEGEMONIA 08/03/19 POR Notícias Ao Minuto

 

PUB

 

A mais recente pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre mensageria móvel no Brasil, com oferecimento da Infobip, revela que o uso do Instagram está crescendo no Brasil, um aumento percebido neste e em outros relatórios da pesquisa. O aplicativo está instalado em 65% dos smartphones de internautas brasileiros, se aproximando do Facebook Messenger, que nos últimos seis meses diminuiu sua penetração de 73% para 69%.

+ Buscas no Google por 'golden shower' e meningite crescem 4.000%

A maioria, 84% dos brasileiros que têm o Instagram em seus aparelhos, abre o app do Instagram todo dia ou quase todo dia. Segundo Fernando Paiva, editor do Mobile Time e coordenador da pesquisa, este número é chamado de "Grau de fidelidade", um novo parâmetro que a pesquisa passou a medir a partir desta edição. "A proporção de usuários que abrem um aplicativo todo dia ou quase todo dia representa uma base fiel, que dificilmente vai desinstalá-lo tão cedo" comenta Paiva. "O Instagram ainda está longe do WhatsApp (97%) nesse aspecto, mas está melhor que o Telegram (63%) e que o Facebook Messenger (62%)".

Ainda de acordo com a pesquisa, apenas 3% da base do Instagram declara que nunca ou quase nunca abre o app. Esta é a proporção com risco de desinstalação, outro novo parâmetro que passará a ser monitorado por esta pesquisa. O Instagram está abaixo do WhatsApp, no qual apenas 0,6% da base afirma abrir nunca ou quase nunca o aplicativo. Porém, mais uma vez, está melhor que Messenger (10%) e Telegram (10%).

Facebook Messenger em queda

Enquanto o Instagram está em ascensão, o Facebook Messenger vem perdendo popularidade entre os usuários. O percentual de smartphones com o app instalado no Brasil caiu de 73% para 69% em seis meses. No mesmo intervalo, seu grau de fidelidade diminuiu de 67% para 62%.

WhatsApp está pronto para as vendas

Paralelamente, o WhatsApp mantém a sua hegemonia no segmento de mensageria móvel no Brasil, instalado em 97% dos smartphones e utilizado todo dia ou quase todo dia por 97% da sua base. O app está cada vez mais preparado para ajudar os usuários e as empresas nas relações de compra e de relacionamento. Segundo Fernando Paiva, o que merece atenção é a crescente utilização do aplicativo como canal de comunicação entre marcas e empresas. "Um ano atrás, em janeiro de 2018, 55% dos usuários do WhatsApp declaravam já ter conversado com marcas pelo app. Agora, houve um salto para 68%, puxado pelos primeiros projetos no Brasil de envio de mensagens através da API do WhatsApp, lançada oficialmente em agosto do ano passado".

Entre outras descobertas da pesquisa estão:

- A pesquisa também analisou a base demográfica dos usuários. Por exemplo, o Instagram tem um público jovem e feminino em sua maioria;

- A utilização do SMS aumentou, tanto para envio quanto para recebimento de mensagens de texto. Mesmo dentro da margem de erro da pesquisa, o número sinaliza que a ferramenta ainda possui fôlego;

- 62% dos usuários possuem plano pré-pago, contra 23% plano-controle e 15% pós-pago.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Cazaquistão Há 9 Horas

Avião com 72 pessoas a bordo cai no Cazaquistão; há sobreviventes

fama Festas Há 9 Horas

Cachorro de Anitta some na noite de Natal: 'ainda vai me matar do coração'

fama Música Há 10 Horas

Hit natalino de Mariah Carey entra na 17ª semana em primeiro na Billboard

esporte Prisão Há 10 Horas

Por que Robinho não teve direito à 'saidinha' e vai passar Natal preso

fama Natal Há 23 Horas

Veja as receitas que os famosos preparam no Natal

politica STF Há 9 Horas

Moraes diz que Daniel Silveira mentiu ao usar hospital como álibi e mantém prisão

economia Consumos Há 9 Horas

Saiba como evitar o aumento da conta de luz durante o verão

justica Investigação Há 8 Horas

Duas pessoas morrem e três estão internadas após comerem bolo em Torres (RS)

fama Televisão Há 8 Horas

SBT desiste de contratar Pablo Marçal e terá Cariúcha em novo Casos de Família

fama Escândalo Há 22 Horas

Acusações de Blake Lively contra Justin Baldoni são reveladas na íntegra